Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5556 https://doi.org/10.34628/jsss-m374 |
Resumo: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019). - p. 105-124. |
id |
RCAP_93bf74e09280788a6aa0752a290bf366 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5556 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitáriosTelevision, stereotypes and professions : perceptions of university studentsEsteriótipos (Psicologia social) na televisãoAdolescentes - EmpregoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019). - p. 105-124.A televisão tem um papel importantíssimo enquanto fonte de informação sobre profissões e sobre o mundo do trabalho, mas também na criação de estereótipos na sociedade, que podem afetar o modo como os jovens planeiam as suas vidas. A perceção dos jovens quanto às profissões é um fator preponderante, pois a imagem estereotipada pode influenciar as suas decisões de carreira condicionando a sua atuação profissional futura. O objetivo deste estudo é analisar os hábitos de consumo televisivo dos jovens, bem como as suas visões acerca das profissões, através de um estudo descritivo que envolveu 38 estudantes (36,8% homens e 63,2% mulheres), com idades compreendidas entre os 17 e os 27 anos, que preencheram um inquérito de resposta aberta. Resultados preliminares demonstraram que os programas televisivos mais assistidos pelos jovens são maioritariamente séries e filmes, do género drama e comédia, que retratam sobretudo profissões de polícias, advogados e médicos, cujas personagens principais são caucasianas (76%). Os resultados demonstram, ainda, que os jovens consideram existir profissões mais adequadas para homens (construção civil, desporto e seguança) e para mulheres (lojista, secretária, trabalhos relacionados com saúde, estética e educação), por exigirem mais ou menos esforço físico. Discutem-se possíveis abordagens de mitigação dos estereótipos relativos às profissões, recorrendo à televisão.Television plays a very important role as a source of information on professions and the world of work, but also on the creation of stereotypes in society that can affect the way young people plan their lives. The perception of young people about professions is a preponderant factor, since the stereotyped image can influence their career decisions, conditioning their performance as a professional future. The objective of this study is to analyze the habits of television consumption of young people, as well as their visions about the professions, through a descriptive study that involved 38 students (36.8% men and 63.2% women), ages aged 17 to 27, who completed an open-ended survey. Preliminary results have shown that television shows that are most assisted by young people are mostly drama series and films, mostly drama and comedy films, which portray mostly police, lawyer and medical professions, whose main characters are Caucasian (76%). The results also show that young people consider that there are more appropriate professions for men (construction, sports and safety) and for women (shopkeepers, secretaries, work related to health, aesthetics and education) because they require more or less physical effort. Possible approaches to mitigate stereotypes related to the professions through television are discussed.2020-06-24T15:08:15Z2020-06-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5556http://hdl.handle.net/11067/5556https://doi.org/10.34628/jsss-m374porFaria, Liliana (2019) - Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 105-124.Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitáriosFaria, Lilianahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Lilianareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:22Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:43.653195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários Television, stereotypes and professions : perceptions of university students |
title |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
spellingShingle |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários Faria, Liliana Esteriótipos (Psicologia social) na televisão Adolescentes - Emprego |
title_short |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
title_full |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
title_fullStr |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
title_sort |
Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários |
author |
Faria, Liliana |
author_facet |
Faria, Liliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esteriótipos (Psicologia social) na televisão Adolescentes - Emprego |
topic |
Esteriótipos (Psicologia social) na televisão Adolescentes - Emprego |
description |
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 10, n. 2 (2019). - p. 105-124. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-06-24T15:08:15Z 2020-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5556 http://hdl.handle.net/11067/5556 https://doi.org/10.34628/jsss-m374 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5556 https://doi.org/10.34628/jsss-m374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Faria, Liliana (2019) - Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 10:2 (2019) 105-124. Televisão, estereótipos e profissões : perceções de estudantes universitários Faria, Liliana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136738343387136 |