Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Catarina Amado de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13837
Resumo: O presente trabalho tem como objecto o álbum fotográfico Der gefährliche Augenblick (1931) de Ernst Jünger, e pretende reflectir sobre a forma como expressa a cultura visual e as fotografias de violência e de morte na Alemanha de Weimar. Destaca-se o ambiente de instabilidade política, económica e social da República de Weimar, com especial atenção no que diz respeito aos traumas da Primeira Guerra Mundial, e a sua influência na produção artística e cultural da época, em particular no campo da fotografia. A partir da análise semiótica, estuda-se a obra Der gefährliche Augenblick no contexto da teoria de Jünger em relação ao perigo e ao domínio tecnológico. Questiona-se a relevância da selecção das fotografias de perigo e de morte iminente, que parte da intencionalidade de Jünger criar um homem imune à dor, e explora-se a relação que os espectadores mantêm com este tipo de imagens.
id RCAP_93c4e8bcc3203cd9988e0143f8927bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de WeimarDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente trabalho tem como objecto o álbum fotográfico Der gefährliche Augenblick (1931) de Ernst Jünger, e pretende reflectir sobre a forma como expressa a cultura visual e as fotografias de violência e de morte na Alemanha de Weimar. Destaca-se o ambiente de instabilidade política, económica e social da República de Weimar, com especial atenção no que diz respeito aos traumas da Primeira Guerra Mundial, e a sua influência na produção artística e cultural da época, em particular no campo da fotografia. A partir da análise semiótica, estuda-se a obra Der gefährliche Augenblick no contexto da teoria de Jünger em relação ao perigo e ao domínio tecnológico. Questiona-se a relevância da selecção das fotografias de perigo e de morte iminente, que parte da intencionalidade de Jünger criar um homem imune à dor, e explora-se a relação que os espectadores mantêm com este tipo de imagens.The present work discusses Ernst Jünger’s photo album Der gefährliche Augenblick (1931), and aims to reflect on the visual culture and the photographs of violence and death in Weimar Germany. Noteworthy is the political, economic and social environment experienced in the Weimar Republic, with special regard to the traumas of the First World War, and its influence on the artistic and cultural production, particularly in the field of photography. Drawing on semiotic analyses, the photo book Der gefährliche Augenblick is analyzed in tandem to Jünger’s theories on danger and technological supremacy. The dissertation argues that the relevance of Jünger’s selection of danger and imminent death photographs, which intend to create a man immune to pain, aims to create a visual literacy of disaster and further explores the relationship viewers have with such pictures.Gil, Isabel CapeloaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFreitas, Ana Catarina Amado de2014-03-20T14:14:03Z2013-09-2320132013-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13837TID:201279908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:37:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:07.460028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
title Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
spellingShingle Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
Freitas, Ana Catarina Amado de
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
title_full Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
title_fullStr Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
title_full_unstemmed Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
title_sort Der gefährliche Augenblick : a visualidade do perigo e da morte iminente na cultura de Weimar
author Freitas, Ana Catarina Amado de
author_facet Freitas, Ana Catarina Amado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Isabel Capeloa
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Catarina Amado de
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente trabalho tem como objecto o álbum fotográfico Der gefährliche Augenblick (1931) de Ernst Jünger, e pretende reflectir sobre a forma como expressa a cultura visual e as fotografias de violência e de morte na Alemanha de Weimar. Destaca-se o ambiente de instabilidade política, económica e social da República de Weimar, com especial atenção no que diz respeito aos traumas da Primeira Guerra Mundial, e a sua influência na produção artística e cultural da época, em particular no campo da fotografia. A partir da análise semiótica, estuda-se a obra Der gefährliche Augenblick no contexto da teoria de Jünger em relação ao perigo e ao domínio tecnológico. Questiona-se a relevância da selecção das fotografias de perigo e de morte iminente, que parte da intencionalidade de Jünger criar um homem imune à dor, e explora-se a relação que os espectadores mantêm com este tipo de imagens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-23
2013
2013-09-23T00:00:00Z
2014-03-20T14:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13837
TID:201279908
url http://hdl.handle.net/10400.14/13837
identifier_str_mv TID:201279908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131785880141824