Práticas pedagógicas no Ensino Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Cristina Ferro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12806
Resumo: O presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos.
id RCAP_93d99695d7219b72cfa1fff449db17d9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas no Ensino ProfissionalEnsino ProfissionalPrática PedagógicaO presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos.Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-Repositório ComumFernandes, Ana Cristina Ferro2016-04-01T13:02:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12806201333066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.916887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
title Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
spellingShingle Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
Fernandes, Ana Cristina Ferro
Ensino Profissional
Prática Pedagógica
title_short Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
title_full Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
title_fullStr Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
title_sort Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
author Fernandes, Ana Cristina Ferro
author_facet Fernandes, Ana Cristina Ferro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Cristina Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Profissional
Prática Pedagógica
topic Ensino Profissional
Prática Pedagógica
description O presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-01T13:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12806
201333066
url http://hdl.handle.net/10400.26/12806
identifier_str_mv 201333066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014399070208