Práticas pedagógicas no Ensino Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12806 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos. |
id |
RCAP_93d99695d7219b72cfa1fff449db17d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas pedagógicas no Ensino ProfissionalEnsino ProfissionalPrática PedagógicaO presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos.Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976-Repositório ComumFernandes, Ana Cristina Ferro2016-04-01T13:02:14Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12806201333066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.916887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
title |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional Fernandes, Ana Cristina Ferro Ensino Profissional Prática Pedagógica |
title_short |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
title_full |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
title_sort |
Práticas pedagógicas no Ensino Profissional |
author |
Fernandes, Ana Cristina Ferro |
author_facet |
Fernandes, Ana Cristina Ferro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Cristina Ferro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Profissional Prática Pedagógica |
topic |
Ensino Profissional Prática Pedagógica |
description |
O presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-01T13:02:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12806 201333066 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12806 |
identifier_str_mv |
201333066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014399070208 |