A escola em família: a importância do assistente social em contexto escolar na intervenção com as famílias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7448 |
Resumo: | A integração escolar e o sucesso educativo dos alunos dependem de muito mais do que fatores meramente escolares. Na verdade, dependem sobretudo das condições socioeconómicas de vida da criança e da sua família, da estrutura e ambiente familiares, e do modelo educativo adotado pelos seus educadores. Assim, perante a incapacidade de leitura e análise de todos estes fatores ‘não escolares’ por parte dos professores, surge a necessidade do olhar especializado do assistente social em contexto escolar. De facto, o assistente social na escola pode, através da sua intervenção junto dos educadores dos seus alunos, potenciar o envolvimento destes mesmos pais, podendo atenuar os efeitos negativos decorrentes do contexto familiar e alterar positivamente a experiência escolar tanto dos alunos como das suas famílias. A presença do assistente social na escola em Portugal é, contudo, muito recente, estando dependente da existência de projetos como o Programa TEIP, existindo parcos estudos em torno da sua prática profissional em contexto escolar. Assim, este estudo, de caráter qualitativo, procura demonstrar a importância e a mais-valia da intervenção do assistente social em contexto escolar, nomeadamente no que respeita ao trabalho desenvolvido por este junto das famílias dos alunos. A principal metodologia utilizada foi o Practice-based Research1, uma vez que a investigadora baseou-se na sua prática profissional para definir o tema do seu estudo e para construir conhecimento de interesse global. Neste sentido, entrevistaram-se os principais intervenientes na vida escolar e familiar do aluno, a saber dez professores, nove encarregados de educação e sete assistentes operacionais de um agrupamento TEIP, evidenciando a sua perceção acerca da temática. Da análise de conteúdo das respostas dadas, salienta-se que, em relação aos alunos e famílias com padrões culturais distintos, a relação escola-família, antes de existirem assistentes sociais na escola, era frágil, tendo os poucos contactos existentes por base aspetos negativos, criando um fosso relacional entre a família e a escola. Por outro lado, a falta de conhecimento da realidade e a existência de preconceitos de parte a parte comprometem a construção de uma relação positiva entre a escola e a família. O assistente social, através das suas competências específicas, procura olhar de forma integral para o aluno e sua família, contrariamente ao professor que apenas se centra nas questões escolares. De facto, ao estabelecer uma comunicação positiva com os alunos e suas famílias, demonstrando disponibilidade e interesse pela sua situação global, o assistente social consegue manter uma relação de proximidade e construir um conhecimento aprofundado da realidade familiar, conseguindo intervir nas várias áreas da vida do aluno. O assistente social procura, desta forma, diminuir os fatores de risco existentes no seio familiar e potenciar os fatores de proteção, estimulando um maior envolvimento parental na escola. Assim, o assistente social pretende aproximar a família da escola, reabilitando a relação entre estas duas instituições e permitindo uma integração escolar mais positiva dos alunos e das suas famílias. |
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Da análise de conteúdo das respostas dadas, salienta-se que, em relação aos alunos e famílias com padrões culturais distintos, a relação escola-família, antes de existirem assistentes sociais na escola, era frágil, tendo os poucos contactos existentes por base aspetos negativos, criando um fosso relacional entre a família e a escola. Por outro lado, a falta de conhecimento da realidade e a existência de preconceitos de parte a parte comprometem a construção de uma relação positiva entre a escola e a família. O assistente social, através das suas competências específicas, procura olhar de forma integral para o aluno e sua família, contrariamente ao professor que apenas se centra nas questões escolares. De facto, ao estabelecer uma comunicação positiva com os alunos e suas famílias, demonstrando disponibilidade e interesse pela sua situação global, o assistente social consegue manter uma relação de proximidade e construir um conhecimento aprofundado da realidade familiar, conseguindo intervir nas várias áreas da vida do aluno. O assistente social procura, desta forma, diminuir os fatores de risco existentes no seio familiar e potenciar os fatores de proteção, estimulando um maior envolvimento parental na escola. Assim, o assistente social pretende aproximar a família da escola, reabilitando a relação entre estas duas instituições e permitindo uma integração escolar mais positiva dos alunos e das suas famílias.The students’ integration in school and their educational success depends on much more than just school factors. In fact, they rely primarily on the child and his family socioeconomic living conditions, their family environment and structure, and the educational model adopted by their educators. Therefore, facing the teachers’ limitations in reading and analyzing these ‘non scholar’ factors, the need arises for the social workers’ expertise to intervene in the school context. In fact, the social workers’ intervention at school through a close work with the educators of the students followed, can enhance the involvement of the students’ parents, mitigate the negative effects of family background, and change positively the school’s experience for both students and their families. However, in Portugal the social workers’ presence at school is very recent and is dependent on the existence of projects like the TEIP Program. The issue of social workers’ practice in schools is under-explored in literature, and the existent studies are insufficient. This qualitative study seeks to demonstrate the importance and the added value of the social workers’ intervention in schools, particularly regarding their work with the students’ families. This study followed a Practice-based Research methodology, and the researcher used her professional practice to inform her study and build knowledge of potentially global interest. To build an in-depth, multilayered understanding of the issue at hand, a series of interviews were conducted with major players from the students’ school and family environments. Ten teachers, nine parents, and seven TEIP school Operational Assistants were interviewed and offered their perception on the issue. From the content analysis conducted on the interviews’ answers, it can be concluded that before there existence of social workers at school, the school-family relationship was fragile for students and families with different cultural standards. Moreover, the few existing contacts with social workers were based on negative aspects, creating a relational gap between family and school. On the other hand, the absence of situational knowledge and the existence of either party preconceptions, limits the creation of a positive relationship between school and family. Through their specific skills, social workers seek to build a comprehensive understanding of the students and their families, contrary to the teacher who focuses on academic issues alone. In fact, by establishing positive communication with students and their families, demonstrating availability and interest towards their overall situation, social workers maintain close relationships and build a thorough understanding of family reality, managing to intervene in various areas of the student life. Consequently, social workers seek to decrease risk factors existing in families and enhance protective factors by encouraging a greater parental involvement in school. It is the aim of social workers to bring closer family and school, restoring the relationship between these two institutions, and allowing a more positive school integration of students and their families.2017-03-22T09:57:06Z2017-03-22T00:00:00Z2017-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7448TID:201979845porBatista, Nicole Philippa dos Santos Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:09.297719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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