A importância da participação da família na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151627 |
Resumo: | Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática. |
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Oliveira, Jacqueline Almeida Prado deFalcetta, Antonio Paim2017-02-14T02:23:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/151627001005435Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática.application/pdfporRelação escola-famíliaIntegraçãoEnsinoA importância da participação da família na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005435.pdf001005435.pdfTexto completoapplication/pdf1367840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/1/001005435.pdfc9c1b2ce30ab6f8654d138ee54e53732MD51TEXT001005435.pdf.txt001005435.pdf.txtExtracted Texttext/plain51862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/2/001005435.pdf.txt3648588e14c5802e8c3f04a3de4146f9MD5210183/1516272017-02-15 02:27:22.142372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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