A importância da participação da família na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jacqueline Almeida Prado de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151627
Resumo: Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática.
id UFRGS-2_a7d15a3543376e993bc973c7d7613322
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Jacqueline Almeida Prado deFalcetta, Antonio Paim2017-02-14T02:23:21Z2015http://hdl.handle.net/10183/151627001005435Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática.application/pdfporRelação escola-famíliaIntegraçãoEnsinoA importância da participação da família na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005435.pdf001005435.pdfTexto completoapplication/pdf1367840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/1/001005435.pdfc9c1b2ce30ab6f8654d138ee54e53732MD51TEXT001005435.pdf.txt001005435.pdf.txtExtracted Texttext/plain51862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/2/001005435.pdf.txt3648588e14c5802e8c3f04a3de4146f9MD5210183/1516272017-02-15 02:27:22.142372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da participação da família na escola
title A importância da participação da família na escola
spellingShingle A importância da participação da família na escola
Oliveira, Jacqueline Almeida Prado de
Relação escola-família
Integração
Ensino
title_short A importância da participação da família na escola
title_full A importância da participação da família na escola
title_fullStr A importância da participação da família na escola
title_full_unstemmed A importância da participação da família na escola
title_sort A importância da participação da família na escola
author Oliveira, Jacqueline Almeida Prado de
author_facet Oliveira, Jacqueline Almeida Prado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jacqueline Almeida Prado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falcetta, Antonio Paim
contributor_str_mv Falcetta, Antonio Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Integração
Ensino
topic Relação escola-família
Integração
Ensino
description Pesquisadores e educadores têm mostrado um crescente interesse pelo estudo das relações entre a família e a escola, devido à sua importância para a educação e o desenvolvimento humanos. Neste estudo teórico, são apresentadas algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a parceria que pode acontecer entre ambas. Os benefícios de uma boa integração e as implicações da falta de integração entre as duas instituições são discutidos brevemente, bem como são descritos aspectos das relações estabelecidas entre ambos, que vêm sendo focalizados nas pesquisas rotineiras. Especial atenção é dada às concepções e tipos de envolvimento família-escola e às percepções de pais e professores sobre este envolvimento. Ao final, enfatiza-se a necessidade de uma maior integração entre a família e a escola, respeitando-se as peculiaridades de cada segmento, e da implementação de atividades que levem em conta as inter-relações entre os dois contextos. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola implica alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, e não apenas a troca de ideias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições, efetivando, dessa forma, a gestão democrática.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151627
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005435
url http://hdl.handle.net/10183/151627
identifier_str_mv 001005435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/1/001005435.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151627/2/001005435.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9c1b2ce30ab6f8654d138ee54e53732
3648588e14c5802e8c3f04a3de4146f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224523445436416