Corporate social responsibility and corporate financial performance: the managerial perception on banking sector
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26506 |
Resumo: | Mestrado em IPB-ESTG e ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR): Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e P. Porto |
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Corporate social responsibility and corporate financial performance: the managerial perception on banking sectorCorporate social responsibilityFinancial performanceSustainabilityStakeholder theoryBanking sectorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado em IPB-ESTG e ASSOCIAÇÃO DE POLITÉCNICOS DO NORTE (APNOR): Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e P. PortoThe current study aims to investigate and explore the role of Corporate Social Responsibility (CSR) in the banking industry and how CSR initiatives can bring financial benefits to the banks in the perspective of the banking managers. The study was designed to get an in-depth understanding of the CSR planning, strategies, and their execution, and the processes involved and challenges faced by banks during all this process. The researcher opted for a qualitative study design to collect primary data. The data collection tool selected for this study was an unstructured interview. The researcher developed the interview questionnaire. The study sample comprises of CSR and Financial managers of four banks. Two banks were selected from United Arab Emirates (UAE) and two banks were selected from India. The total number of managers involved in the study was four (n=4). Both UAE and Indian managers were analyzed separately to identify if any demographic difference exists in the perspective of the managers. The study findings indicated that CSR is considered a proper strategic function of banks in the UAE. Banks are involved in the proper planning and development of CSR strategies and consider CSR as an effective means to increase the company's reputation and to bring long-term financial benefits. Further, it was also found out that in UAE banks, proper risk analysis is conducted along with CSR to ensure no conflict with government policies and no social risk results from their CSR initiatives. On the contrary, the CSR practices were also effective in Indian Banks. However, managers expressed many challenges like convincing investors, corruption, and pressure of financial gain through CSR. Most importantly, it was found that Indian managers do not believe that CSR alone can bring long-term financial gains to the banks. Both countries' managers share that they have effective CSR departments and are involved in annual or biannual meetings to plan and implement CSR in their companies. The study results are significant as they give managerial level perception about the challenges faced and requirements that have to be fulfilled to make CSR financially effective for the banks.O presente estudo tem como objetivo estudar e explorar o papel da responsabilidade social corporativa (RSC) no setor bancário e como as iniciativas de RSC podem ser usadas para trazer benefícios financeiros para os bancos. O estudo foi elaborado para conhecer em profundidade o planeamento, as estratégias de RSC e sua execução e quais são os processos envolvidos e os desafios enfrentados pelos bancos durante todo esse processo. Os objetivos do estudo eram fazer uma análise crítica da RSC e como ela impacta o desempenho financeiro dos bancos. O investigador optou por um desenho de estudo qualitativo no qual foram obtidos dados primários. O instrumento de coleta de dados selecionado para este estudo foi a entrevista não estruturada. O questionário da entrevista foi desenvolvido pelo investigador. A amostra do estudo é composta por gestores de RSC e financeiros de 4 bancos. Dois bancos foram selecionados nos Emirados Árabes Unidos e dois bancos foram selecionados na Índia. O total de gestores envolvidos no estudo foi de quatro (n = 4). A análise aplicada aos dados foi a análise temática. Os gestores dos Emirados Árabes Unidos e da Índia foram analisados separadamente para identificar se existe alguma diferença demográfica na perspetiva dos gestores. Os resultados do estudo indicaram que nos Emirados Árabes Unidos a RSC é considerada uma função estratégica adequada dos bancos. Os bancos estão envolvidos no planeamento adequado e no desenvolvimento de estratégias de RSC e consideram a RSC como um meio eficaz de aumentar a reputação da empresa e trazer benefícios financeiros de longo prazo. Além disso, também foi descoberto que nos bancos dos Emirados Árabes Unidos a análise de risco adequada é conduzida junto com a RSC para garantir que não haja conflito com as políticas governamentais e que nenhum risco social resulte de suas iniciativas de RSC. Ao contrário, as práticas de RSC também foram consideradas eficazes em bancos indianos, no entanto, os gerentes expressaram muitos desafios, como convencer investidores, corrupção e pressão de ganho financeiro por meio de RSC. Mais importante ainda, descobriu-se que os gerentes indianos não acreditam que a RSC por si só pode trazer ganhos financeiros de longo prazo para os bancos. Os gestores de ambos os países compartilham que têm departamentos de RSC eficazes e estão envolvidos em reuniões anuais ou semestrais para planejar e implementar a RSE em suas empresas. Os resultados do estudo são importantes, pois dão uma perceção ao nível dos gestores sobre os desafios enfrentados e os requisitos que devem ser cumpridos para tornar a RSC financeiramente eficaz para os bancos.Monte, Ana PaulaBiblioteca Digital do IPBMudassir, Mohammad2023-01-13T15:51:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26506TID:203162021enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:59:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:59.755073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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