Corporate Social Responsibility no sector bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Márcia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6234
Resumo: Vivemos num mundo globalizado onde as exigências são diversas e constantemente presentes. É impossível analisar a área social, económica ou ambiental de forma isolada. A visão que relaciona o mundo empresarial com a sociedade e que lhe reconhece obrigações e responsabilidades para com a mesma não é nova e tem vindo a obter uma importância e visibilidade crescentes. O conceito corporate social responsibility (CSR) tem sido objecto de grande enfoque, sobretudo desde os anos cinquenta do século passado. Todavia, este conceito não tem permanecido inalterado com o passar do tempo. Desde a referida década até à actualidade verifica-se um desenvolvimento notório da definição de CSR, das suas vertentes, do binómio mundo empresarial e social e de alguns conceitos conexos como sejam corporate citizenship, business ethics e sustainability. Actualmente a maioria da doutrina que versa sobre o tema aceita, de forma pacífica, que o mundo empresarial não se pode fechar sobre si próprio pretendendo alcançar ganhos e visibilidade demitindo-se da responsabilidade para com a sociedade onde se encontra inserido. Compreende-se que a interligação entre a esfera económica, social e ambiental permite às empresas diversos benefícios, nomeadamente a viabilização de projectos a longo prazo, prestígio, notoriedade e a vantagem competitiva face às suas concorrentes. O objectivo do presente trabalho é demonstrar a evolução do conceito de CSR, nas suas várias vertentes, o impacto e os benefícios decorrentes das actuações empresarias compatíveis com este conceito e verificar, no que ao sector bancário respeita, se os clientes destas instituições conhecem os projectos sociais, pelas mesmas desenvolvidos e se a realização destes projectos possuem impacto na relação cliente/banco.
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