INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro, M. Inês
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Varanda, Isabel, Santos, Irene, Luz, Elisabete
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4150
Resumo: Introdução: No âmbito da Unidade Curricular Estágio VII – Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária, como objetivo do mesmo, existiu o aprofundamento e intervenção de enfermagem numa família selecionada, com base no MDAIF. Objetivos: Avaliação da família Ribatejo na dimensão estrutural, de desenvolvimento e funcional, com o intuito de sustentar diagnósticos de enfermagem para posterior intervenção familiar, que resulte em empoderamento familiar. Metodologia: Estudo de Caso, com os participantes da Família Ribatejo (Sr. José Jorge, genro da D. Lúcia) e a cuidadora formal. Os dados foram colhidos, através do Guião de Colheita de dados adaptado MDAIF, numa entrevista aos participantes numa visita domiciliária à residência desta família, na qual também estava presente a enfermeira cooperante. Posteriormente, os dados foram analisados, e como método expositivo da avaliação familiar e da intervenção de enfermagem, elaborei um PowerPoint para apresentação à professora orientadora do estágio. Resultados e Discussão: Concluiu-se que a filha da D. Lúcia não desempenha o seu papel familiar (esposa e filha) devido a uma depressão presente. A fim de potenciar a independência da D. Lúcia, e evitar um potencial stress de prestador de cuidados ao genro, realizou-se o pedido de entrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), para um programa de reabilitação com as enfermeiras especialistas da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), para ganho em saúde para a D. Lúcia mas também a manutenção da funcionalidade familiar. Conclusões: O MDAIF foi uma base teórica-conceptual que permitiu uma incisiva identificação das reais necessidades de cuidados de enfermagem nesta família, e de guia para uma intervenção familiar objetiva e com capacidade de potenciar as forças internas desta família.
id RCAP_93fbade05a22beb3ccfa83960aa80351
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)FamíliaEnfermagem de FamíliaSaúde FamiliarQualidade de vidaIntrodução: No âmbito da Unidade Curricular Estágio VII – Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária, como objetivo do mesmo, existiu o aprofundamento e intervenção de enfermagem numa família selecionada, com base no MDAIF. Objetivos: Avaliação da família Ribatejo na dimensão estrutural, de desenvolvimento e funcional, com o intuito de sustentar diagnósticos de enfermagem para posterior intervenção familiar, que resulte em empoderamento familiar. Metodologia: Estudo de Caso, com os participantes da Família Ribatejo (Sr. José Jorge, genro da D. Lúcia) e a cuidadora formal. Os dados foram colhidos, através do Guião de Colheita de dados adaptado MDAIF, numa entrevista aos participantes numa visita domiciliária à residência desta família, na qual também estava presente a enfermeira cooperante. Posteriormente, os dados foram analisados, e como método expositivo da avaliação familiar e da intervenção de enfermagem, elaborei um PowerPoint para apresentação à professora orientadora do estágio. Resultados e Discussão: Concluiu-se que a filha da D. Lúcia não desempenha o seu papel familiar (esposa e filha) devido a uma depressão presente. A fim de potenciar a independência da D. Lúcia, e evitar um potencial stress de prestador de cuidados ao genro, realizou-se o pedido de entrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), para um programa de reabilitação com as enfermeiras especialistas da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), para ganho em saúde para a D. Lúcia mas também a manutenção da funcionalidade familiar. Conclusões: O MDAIF foi uma base teórica-conceptual que permitiu uma incisiva identificação das reais necessidades de cuidados de enfermagem nesta família, e de guia para uma intervenção familiar objetiva e com capacidade de potenciar as forças internas desta família.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCaseiro, M. InêsVaranda, IsabelSantos, IreneLuz, Elisabete2022-12-20T14:54:57Z2022-10-222022-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:48.565321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
title INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
spellingShingle INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
Caseiro, M. Inês
Família
Enfermagem de Família
Saúde Familiar
Qualidade de vida
title_short INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
title_full INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
title_fullStr INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
title_sort INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NA FAMÍLIA RIBATEJO, SEGUNDO O MODELO DINÂMICO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FAMILIAR (MDAIF) (2012)
author Caseiro, M. Inês
author_facet Caseiro, M. Inês
Varanda, Isabel
Santos, Irene
Luz, Elisabete
author_role author
author2 Varanda, Isabel
Santos, Irene
Luz, Elisabete
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Caseiro, M. Inês
Varanda, Isabel
Santos, Irene
Luz, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Enfermagem de Família
Saúde Familiar
Qualidade de vida
topic Família
Enfermagem de Família
Saúde Familiar
Qualidade de vida
description Introdução: No âmbito da Unidade Curricular Estágio VII – Enfermagem de Saúde Familiar e Comunitária, como objetivo do mesmo, existiu o aprofundamento e intervenção de enfermagem numa família selecionada, com base no MDAIF. Objetivos: Avaliação da família Ribatejo na dimensão estrutural, de desenvolvimento e funcional, com o intuito de sustentar diagnósticos de enfermagem para posterior intervenção familiar, que resulte em empoderamento familiar. Metodologia: Estudo de Caso, com os participantes da Família Ribatejo (Sr. José Jorge, genro da D. Lúcia) e a cuidadora formal. Os dados foram colhidos, através do Guião de Colheita de dados adaptado MDAIF, numa entrevista aos participantes numa visita domiciliária à residência desta família, na qual também estava presente a enfermeira cooperante. Posteriormente, os dados foram analisados, e como método expositivo da avaliação familiar e da intervenção de enfermagem, elaborei um PowerPoint para apresentação à professora orientadora do estágio. Resultados e Discussão: Concluiu-se que a filha da D. Lúcia não desempenha o seu papel familiar (esposa e filha) devido a uma depressão presente. A fim de potenciar a independência da D. Lúcia, e evitar um potencial stress de prestador de cuidados ao genro, realizou-se o pedido de entrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), para um programa de reabilitação com as enfermeiras especialistas da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), para ganho em saúde para a D. Lúcia mas também a manutenção da funcionalidade familiar. Conclusões: O MDAIF foi uma base teórica-conceptual que permitiu uma incisiva identificação das reais necessidades de cuidados de enfermagem nesta família, e de guia para uma intervenção familiar objetiva e com capacidade de potenciar as forças internas desta família.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T14:54:57Z
2022-10-22
2022-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4150
url http://hdl.handle.net/10400.15/4150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137047279042560