A promoção da inteligência linguística e da inteligência lógico-matemática nos alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuna, Andreia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3942
http://hdl.handle.net/20.500.12207/208
Resumo: "A teoria das inteligências múltiplas desenvolvida por Howard Gardner defende que todos os seres humanos possuem oito tipos de inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista) no entanto, umas podem estar mais ou menos desenvolvidas dependendo dos estímulos que receberem. Esta investigação baseou-se fundamentalmente na inteligência linguística e na inteligência lógico- matemática pois são as inteligências mais estimuladas no ensino. O presente estudo, cuja estratégia de pesquisa é a metodologia de investigação-ação pretende “compreender como é que os professores promovem a Inteligência Línguistica e a Inteligência Lógico-Matemática nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.” Para a realização deste estudo foi efetuada uma entrevista à professora do 1.º CEB e observou-se os alunos onde decorreu a Prática Profissional do 1.º CEB. Através dos resultados da entrevista concluiu-se, que existe pouco conhecimento sobre a teoria das inteligências múltiplas, neste sentido, deveria existir mais formação acerca desta temática. A partir dos resultados das grelhas de observação, verificou-se que os alunos tiveram algumas dificuldades nas tarefas relacionadas com as duas inteligências em estudo. Na inteligência linguística, por exemplo, os alunos tiveram dificuldade em escrever corretamente palavras que já conheciam e na inteligência lógico-matemática estes manifestaram dificuldade em efetuar operações recorrendo ao cálculo mental. Em síntese, é importante ter uma visão pluralista da mente humana inspirada numa pedagogia de singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os diversos modos de aprendizagem de um aluno. Destaca-se, ainda, a responsabilidade dos professores em diversificar as suas estratégias de ensino para lecionar os conteúdos."
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