Princípios estruturantes e orientadores da identidade visual de marcas em ambientes multimeios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Sandra Margarida Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15166
Resumo: O contexto e o paradigma infocomunicacional das marcas têm registado mudanças e observam-se marcas cada vez mais conectadas com o público. De facto, o consumidor deixou de ter uma função passiva, para passar a participar no modelo de comunicação da marca — a tendência é estruturação de marcas globais, nele, centralizadas. A observação de marcas, desenvolvida por Elizete Kreutz em plena passagem de milénio, identifica duas estratégias distintas de comunicação de marca, a convencional e a não-convencional, mutatis mutandis — mutante, dinâmica. Logo, o objetivo é desenhar e gerir marcas distintas, únicas e adaptadas a diversos meios, modos e ambientes em que comunicam. Porém, tipicamente, os manuais de normas de identidade visual, que sistematizam o uso e aplicação das marcas, garantem a sua consistência mas, impedem quaisquer “mutações”. A finalidade desta investigação é a de propor e fundamentar os princípios que estruturam a construção de um conjunto de orientações, transversais a qualquer marca, para a sua representação em ambientes multimeios. Esta investigação está sustentada numa vasta revisão da literatura, enquadrada no estudo de marcas e em princípios de orientação à linguagem visual e às tecnologias. Assim, identifica-se um padrão consistente na forma como se estruturam os sistemas de identidade visual, sintetizando-o em três princípios: o da Morfologia, o da Sintaxe e o da Narrativa, unificadores das características de aparência visual da identidade visual da marca. Acresce a estes o princípio da Experiência, referente à interação e à identificação ativa com a marca. Estes princípios foram apresentados a um conjunto de profissionais da área do Branding, em Portugal, através de entrevistas semiestruturadas, cuja análise de conteúdo permitiu a sua validação e a integração de pequenos ajustes na taxonomia adotada. palavras-chave Marca; Identidade Visual; Ambientes Multimeios; Princípios estruturantes; Infocomunicação
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