O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723 |
Resumo: | This article discusses and problematizes the teaching of documentary cinema as an hermeneutical task, based on the Hans-Georg Gadamer’s thought. This point of view emphasizes the philosophical-interpretative trace like a fundamental component of the relationship with documentary productions, enabling new possibilities of analysis from the elaboration of projects to the imagery repercussions on the horizon of social life. |
id |
RCAP_940d86394399ef3ffd4b3e97a2218cc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêuticaO ensino do cinema documentário como tarefa hermenêuticaO ensino do cinema documentário como tarefa hermenêuticaO ensino do cinema documentário como tarefa hermenêuticadocumentaryhermeneuticsGadamerimagedocumentalhermenéuticaGadamerimagendocumentaireherméneutiqueGadamerimagedocumentáriohermenêuticaGadamerimagemThis article discusses and problematizes the teaching of documentary cinema as an hermeneutical task, based on the Hans-Georg Gadamer’s thought. This point of view emphasizes the philosophical-interpretative trace like a fundamental component of the relationship with documentary productions, enabling new possibilities of analysis from the elaboration of projects to the imagery repercussions on the horizon of social life.El presente artículo presenta y problematiza la enseñanza del cine documental como tarea hermenéutica, basándose en el pensamiento de Hans-Georg Gadamer. Este punto de vista enfatiza el rasgo filosófico-interpretativo como componente fundamental de la relación con las producciones documentales, permitiendo nuevas posibilidades de análisis desde la elaboración de los proyectos hasta las repercusiones de las imágenes en el horizonte de la vida social.Fondé sur la pensée de Hans-Georg Gadamer, cet article discute et problématise l’enseignement du cinéma documentaire comme tâche herméneutique. Ce point de vue met l’accent sur la trace philosophique-interprétative en tant que composante fondamentale de la relation avec les productions documentaires, ouvrant de nouvelles possibilités d’analyse depuis l’élaboration des projets jusqu’aux répercussions de l’imagerie dans l’horizon de la vie sociale.O presente artigo discute e problematiza o ensino do cinema documentáriocomo tarefa hermenêutica, tendo como referência o pensamento de Hans-Georg Gadamer. Este ponto de vista salienta o traço filosófico-interpretativo como um componente fundamental da relação com as produções documentais, possibilitando novas possibilidades de análise desde a elaboração dos projetos até as repercussões imagéticas no horizonte da vida social.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723/pdfDireitos de Autor (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Gustavo Silvano2024-03-02T05:26:46Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:04.320321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
title |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
spellingShingle |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica Batista, Gustavo Silvano documentary hermeneutics Gadamer image documental hermenéutica Gadamer imagen documentaire herméneutique Gadamer image documentário hermenêutica Gadamer imagem |
title_short |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
title_full |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
title_fullStr |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
title_full_unstemmed |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
title_sort |
O ensino do cinema documentário como tarefa hermenêutica |
author |
Batista, Gustavo Silvano |
author_facet |
Batista, Gustavo Silvano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Gustavo Silvano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentary hermeneutics Gadamer image documental hermenéutica Gadamer imagen documentaire herméneutique Gadamer image documentário hermenêutica Gadamer imagem |
topic |
documentary hermeneutics Gadamer image documental hermenéutica Gadamer imagen documentaire herméneutique Gadamer image documentário hermenêutica Gadamer imagem |
description |
This article discusses and problematizes the teaching of documentary cinema as an hermeneutical task, based on the Hans-Georg Gadamer’s thought. This point of view emphasizes the philosophical-interpretative trace like a fundamental component of the relationship with documentary productions, enabling new possibilities of analysis from the elaboration of projects to the imagery repercussions on the horizon of social life. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/723/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137769993273344 |