Modelos de gestão aplicados ao teletrabalho na administração pública: Uma proposta de métricas de avaliação da produtividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Jessiane Fontenele
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28151
Resumo: A Administração pública, ao longo dos anos, passou por diversas mudanças e evoluções, desde a maneira com que os serviços eram executados até a forma com que o cidadão é visto pelo Estado, bem como os modelos com que os trabalhadores públicos precisam exercer suas funções. As estruturas administrativas de organização dos serviços passaram por diversas mudanças a medida que o mundo também evoluiu e seguem sendo objeto de estudos constantes ainda no Estado moderno. Como destaques de escolas da AP pode-se citar a Administração Patrimonialista, a Administração Burocrática e Administração Gerencial . Para que haja compasso entre a evolução administrativa de prestação de serviços e entregas no setor privado, o setor público também precisa evoluir, mesmo diante das peculiaridades que lhe são inerentes. Com a administração pública portuguesa não é diferente, o processo evolutivo perpassa diversas escolas da administração e hoje se aproxima um pouco mais dos moldes da administração privada. Dentre as formas de executar os serviços, encontra-se como opção “inovadora” o teletrabalho, um desafio do Estado moderno, que já está presente em diversas empresas privadas e que ainda não é tão notório nas organizações públicas. Porém, esse se mostrou como uma alternativa promissora diante do contexto da pandemia COVID-19 que assolou o mundo em meados de 2019 e que exigia o distanciamento social em prol da saúde. Diante disso, na administração pública foi possível notar que não havia estrutura pronta para que tal modalidade fosse implementada de forma adequada, porém, diante da falta de alternativas, o citado modelo de trabalho foi executado da forma que era possível, o que foi um desafio colocado ao Estado. Sendo assim, importante observar que, que além da execução dos trabalhos propriamente dita, existia a necessidade de avaliação contínua do que está sendo realizado e de que forma o Estado gere seus recursos humanos com a finalidade de prestar um serviço de qualidade aos cidadãos. Este debate incide nos procedimentos utilizados na análise de produtividade, no controlo efetivado sobre os funcionários públicos no que cerne ao trabalho desempenhado, bem como diante de suas próprias perspectivas e diante das perspectivas dos gestores. A administração pública está sobre constante pressão para melhorar sua gestão e esta matéria não poderia ser esquecida diante do contexto que vivemos atualmente, refletindo-se importante esta discussão pelo peso que incidiu sobre a vida dos funcionários e sobre os administrados diante do histórico da administração pública. A sugestão de protocolos de métricas para melhor acompanhamento e avaliação se mostra fundamental no sentido de implementar efetivamente o teletrabalho não só como medida de enfrentamentos urgentes, como foi o caso em comento, mas também como forma de maximizar o potencial dos trabalhos gerando ganhos para os trabalhadores e para a população que pode ser beneficiada por serviços mais ágeis e estruturados diante de uma estrutura que pode ser inclusive mais enxuta, conforme se verifica na administração privada. Pensamos que é importante refletir sobre a produtividade aliada a teletrabalho, uma vez que, recorrentemente surgem notícias media a respeito de serviços prestados de forma errônea ou mesmo dos gastos exacerbados com alugueis de imóveis e despesas relacionadas a esses para exercício de funções que poderiam perfeitamente serem realizadas de forma remota e mantendo o mesmo nível de excelência . Disponibilizar informações relativas à produtividade e avaliação das tarefas realizadas deve ser objeto de preocupação constante por parte do Estado. Tal fato, pode gerar maior controlo por parte dos cidadãos e também maior cobrança em relação ao que está sendo desenvolvido. Estamos diante de uma grande chance de construção de modelos laborais para desempenho dos serviços que pode gerar eficiência dentro da administração e que, se bem estruturada, pode gerar ganhos em várias frentes.
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Para que haja compasso entre a evolução administrativa de prestação de serviços e entregas no setor privado, o setor público também precisa evoluir, mesmo diante das peculiaridades que lhe são inerentes. Com a administração pública portuguesa não é diferente, o processo evolutivo perpassa diversas escolas da administração e hoje se aproxima um pouco mais dos moldes da administração privada. Dentre as formas de executar os serviços, encontra-se como opção “inovadora” o teletrabalho, um desafio do Estado moderno, que já está presente em diversas empresas privadas e que ainda não é tão notório nas organizações públicas. Porém, esse se mostrou como uma alternativa promissora diante do contexto da pandemia COVID-19 que assolou o mundo em meados de 2019 e que exigia o distanciamento social em prol da saúde. Diante disso, na administração pública foi possível notar que não havia estrutura pronta para que tal modalidade fosse implementada de forma adequada, porém, diante da falta de alternativas, o citado modelo de trabalho foi executado da forma que era possível, o que foi um desafio colocado ao Estado. Sendo assim, importante observar que, que além da execução dos trabalhos propriamente dita, existia a necessidade de avaliação contínua do que está sendo realizado e de que forma o Estado gere seus recursos humanos com a finalidade de prestar um serviço de qualidade aos cidadãos. Este debate incide nos procedimentos utilizados na análise de produtividade, no controlo efetivado sobre os funcionários públicos no que cerne ao trabalho desempenhado, bem como diante de suas próprias perspectivas e diante das perspectivas dos gestores. A administração pública está sobre constante pressão para melhorar sua gestão e esta matéria não poderia ser esquecida diante do contexto que vivemos atualmente, refletindo-se importante esta discussão pelo peso que incidiu sobre a vida dos funcionários e sobre os administrados diante do histórico da administração pública. A sugestão de protocolos de métricas para melhor acompanhamento e avaliação se mostra fundamental no sentido de implementar efetivamente o teletrabalho não só como medida de enfrentamentos urgentes, como foi o caso em comento, mas também como forma de maximizar o potencial dos trabalhos gerando ganhos para os trabalhadores e para a população que pode ser beneficiada por serviços mais ágeis e estruturados diante de uma estrutura que pode ser inclusive mais enxuta, conforme se verifica na administração privada. Pensamos que é importante refletir sobre a produtividade aliada a teletrabalho, uma vez que, recorrentemente surgem notícias media a respeito de serviços prestados de forma errônea ou mesmo dos gastos exacerbados com alugueis de imóveis e despesas relacionadas a esses para exercício de funções que poderiam perfeitamente serem realizadas de forma remota e mantendo o mesmo nível de excelência . Disponibilizar informações relativas à produtividade e avaliação das tarefas realizadas deve ser objeto de preocupação constante por parte do Estado. Tal fato, pode gerar maior controlo por parte dos cidadãos e também maior cobrança em relação ao que está sendo desenvolvido. Estamos diante de uma grande chance de construção de modelos laborais para desempenho dos serviços que pode gerar eficiência dentro da administração e que, se bem estruturada, pode gerar ganhos em várias frentes.Teleworking proved to be a promising alternative in the context of the COVID-19 pandemic that devastated the world. In view of this, in the public administration it was possible to notice that there was no ready structure for this modality to be implemented properly, however, given the lack of alternatives, the work model was executed in the way that was possible. Therefore, it is important that, more than the execution of the work itself, there is a need for continuous evaluation of what is being carried out so that the State can manage its human resources to provide a quality service to the citizens. This debate focuses on the procedures used in the analysis of productivity, on the control effected on public servants in terms of the work performed, as well as on their own perspectives. The Public Administration is under constant pressure to improve its management and this matter could not be forgotten in the context we are still experiencing, reflecting this discussion as important due to the weight it has had on the lives of employees and those administered. The suggestion of protocols for better monitoring and evaluation proves to be effective in the sense of effectively implementing telework not only as a measure of urgent confrontations, but also as a way of maximizing the potential of the work, generating gains for workers and for the population that can benefit. for more agile and structured services in the face of a structure that can be even leaner. We think that it is important to reflect on productivity, since, recurrently, there are media news about services provided in an erroneous way or even the exacerbated expenses with property rentals and expenses related to these for the exercise of functions that could perfectly be performed in a remote and maintaining the same level of excellence.Providing information on productivity and assessment of tasks performed should be a constant concern for the State. This fact can generate greater control on the part of citizens and greater demand in relation to what is being developed. We are facing a great chance of building work models for the performance of services that can generate efficiency within the administration and that, if well structured, can generate gains on several fronts.2023-03-02T20:22:45Z2022-11-24T00:00:00Z2022-11-242022-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28151TID:203219767porGuilherme, Jessiane Fonteneleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:10Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:37.854593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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