Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sílvia Marina Vieira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36444
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças.
id RCAP_94210e544b54745b22bd1272dba08c70
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infânciaJardim de InfânciaEducação Pré-EscolarMulticulturalismoEducação InterculturalO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumSantos, Sílvia Marina Vieira dos2021-05-10T09:34:03Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36444202719987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.016863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
title Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
spellingShingle Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
Santos, Sílvia Marina Vieira dos
Jardim de Infância
Educação Pré-Escolar
Multiculturalismo
Educação Intercultural
title_short Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
title_full Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
title_fullStr Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
title_full_unstemmed Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
title_sort Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
author Santos, Sílvia Marina Vieira dos
author_facet Santos, Sílvia Marina Vieira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sílvia Marina Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Educação Pré-Escolar
Multiculturalismo
Educação Intercultural
topic Jardim de Infância
Educação Pré-Escolar
Multiculturalismo
Educação Intercultural
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-10T09:34:03Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36444
202719987
url http://hdl.handle.net/10400.26/36444
identifier_str_mv 202719987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034594643968