Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36444 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças. |
id |
RCAP_94210e544b54745b22bd1272dba08c70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36444 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infânciaJardim de InfânciaEducação Pré-EscolarMulticulturalismoEducação InterculturalO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumSantos, Sílvia Marina Vieira dos2021-05-10T09:34:03Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36444202719987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.016863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
title |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
spellingShingle |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância Santos, Sílvia Marina Vieira dos Jardim de Infância Educação Pré-Escolar Multiculturalismo Educação Intercultural |
title_short |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
title_full |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
title_fullStr |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
title_sort |
Multiculturalismo e educação intercultural no jardim de infância |
author |
Santos, Sílvia Marina Vieira dos |
author_facet |
Santos, Sílvia Marina Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sílvia Marina Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jardim de Infância Educação Pré-Escolar Multiculturalismo Educação Intercultural |
topic |
Jardim de Infância Educação Pré-Escolar Multiculturalismo Educação Intercultural |
description |
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, incidindo sobre a problemática do multiculturalismo e da educação intercultural. Para a realização deste estudo definiu-se a seguinte questão de partida: “A implementação de projetos numa sala de jardim de infância contribui para a inclusão de crianças com diferentes origens culturais?”, atualizando-se nos seguintes objetivos: dar a conhecer a diversidade cultural presente na sala, sensibilizar o grupo para a importância da inclusão de crianças de diferentes culturas, promover o respeito pelas diferentes culturas e estimular o sentido de pertença e autoestima. Este processo de investigação assenta num paradigma de natureza qualitativa. Numa fase inicial foi utilizado o diário de bordo para anotar os acontecimentos e as situações mais significativas e após a sequência didática do projeto procedeu-se à realização de uma entrevista à educadora cooperante, com o intuito de compreender a visão da mesma sobre o tema, sobre as suas próprias práticas, mas sobretudo com a intenção de avaliar a intervenção pedagógica e o seu desenvolvimento a partir das perceções da educadora. O projeto distribui-se por sete sessões, envolveu as famílias convocando-as para intervirem na sala com o grupo, visando dar a conhecer o seu país e partilhar a sua cultura, tradições e gastronomia. No computo geral, num contexto de diversidade, a sequência didática estimulou a capacidade de observação e desenvolveu, através do conhecimento, a empatia para com o(s) outro(s) e a aceitação da diferença, contribuindo, assim para a inclusão de crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-10T09:34:03Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36444 202719987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36444 |
identifier_str_mv |
202719987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130034594643968 |