O jardim de infância na promoção da literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Maria Fernandes Lopes Frederico de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25911
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling O jardim de infância na promoção da literaciaLeitura funcionalJardim de infânciaEducação pré-escolarDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraOs problemas de literacia (associados às dificuldades da leitura e da escrita) são apontados, cada vez com maior frequência, como uma das explicações causais do insucesso escolar dos alunos, com repercussões em todas as áreas disciplinares. As investigações realizadas nos últimos anos neste âmbito têm revelado que estas são, inequivocamente, competências essenciais ao sucesso escolar e profissional de qualquer indivíduo. As investigações têm igualmente mostrado que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita tem o seu início muito antes da entrada na escolaridade formal, o que vem evidenciar a importância das experiências precoces vivenciadas pelas crianças neste domínio. Neste contexto, o Jardim de Infância e o Educador, pelas práticas estimulantes e enriquecedoras que podem proporcionar às crianças, assumem um papel crucial na promoção das competências de literacia. O Ministério da Educação, consciente de tal realidade e da importância que a prática da literacia desde os primeiros anos assume junto das crianças, já que lhes proporciona um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes que vão ao encontro das exigências que a aprendizagem da leitura e da escrita colocam, tem procurado promover e incentivar junto dos Educadores, uma Educação Pré-Escolar de qualidade, visando proporcionar uma igualdade de oportunidades no acesso à escola e ao sucesso na aprendizagem. É neste contexto que são publicadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Brochuras e as Metas de Aprendizagem. O presente estudo procurou saber, através da realização de um questionário, que importância um grupo de Educadoras atribui às práticas de literacia no Jardim de Infância e de que forma a contemplam no seu trabalho docente. Os resultados obtidos apontam para uma consciencialização crescente da importância do desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita no Jardim de Infância, mostrando que globalmente esta é uma preocupação que está subjacente à grande maioria das Educadoras inquiridas. O investimento na formação neste domínio é no entanto crucial, pois só com conhecimentos sólidos assistiremos a práticas consistentes e sistemáticas. Dada a importância comprovada pelas investigações das experiências de leitura e de escrita vivenciadas pelas crianças no Jardim de Infância no seu sucesso escolar futuro, torna-se imperativo que tal ocorra.The literacy problems (related with problems in reading and writing) are often specified, with increasing incidence, as one of the main causes of academic failure of students, with effects in all subject areas. Latest investigations in this area have shown that these are unmistakably vital skills to academic and professional achievement of any person. Research has also shown that the learning process of reading and writing has its early stages long before the admission into formal education, which has emphasized the importance of early experiences experienced by children in this area. In this context, both the Kindergarten and the Educator, by means of their stimulating and enriching practice that they provide to children, can play a crucial role in the promotion of literacy skills. The Ministry of Education, aware of this reality and of the importance that the practice of literacy from early ages takes on children, since it gives them a set of knowledge, skills and attitudes that meet the demands of learning to read and write, has pursued to promote and encourage, among educators, a high standard quality preschool –education in order to provide equal opportunities in access to school and success in learning. In this context, are published Curriculum Guidelines for Preschool Education, the brochures and Learning Goals. The present study tries to find, through a questionnaire, the importance that a group of Educators assigns to literacy practices in kindergarten and in what way they include it in their daily teaching practice. The results of this study reveal a growing awareness of the importance of developing practices of reading and writing in kindergarten, showing that in general it concerns the great majority of the surveyed Educators. The investment in training in this area is however crucial, because only with solid knowledge we will see consistent and systematic practice. Given the importance confirmed by investigations on experiences with reading and writing experienced by children in kindergarten in their future academic success, it becomes imperative that this occur.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25911http://hdl.handle.net/10316/25911porAlbuquerque, Ana Maria Fernandes Lopes Frederico deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:30.964035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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