Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Susete Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15989
Resumo: A profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.
id RCAP_9433d81646b8e4373bc02b0ddeb05c29
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissionalIdentidade docenteDesenvolvimento profissional docenteCultura docenteMal estar docentePolíticas educativasTeacher identityTeacher professional developmentTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.The teaching profession is defined by periods of time with different ways of being in the teaching carrer, motivated by issues related to teacher identity, professional development, educational policies, teacher culture, school environment and the institution's organizational culture. The current crisis and lingering malaise on teachers leaves little doubt about the need to change the education system. In an attempt to understand the professional identity of teachers, their feelings and attitudes, we applied an open questionnaire with autobiographical features to public school teachers of the third cycle of basic education and of secondary education, focusing on carreer stages, its beginning, its most remarkable episode, and their current feelings on teaching. This was a qualitative study in order to try to understand the perceptions and representations of the surveyed teachers. The sample gathers 62 teachers and 186 texts produced by them. The information provided by teachers was organized into categories and subcategories, allowing the interpretation of the data. Evidence gathered convey the dissatisfaction and disillusionment of teachers towards the current educational crisis, seeming to let this crisis influence their professional practices, and encourage a detachment from improvement projects.Alves, José MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Susete Rocha2014-12-16T15:40:52Z2014-07-2320142014-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15989TID:201498790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:35:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:20.862314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
title Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
spellingShingle Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
Vieira, Susete Rocha
Identidade docente
Desenvolvimento profissional docente
Cultura docente
Mal estar docente
Políticas educativas
Teacher identity
Teacher professional development
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
title_full Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
title_fullStr Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
title_full_unstemmed Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
title_sort Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
author Vieira, Susete Rocha
author_facet Vieira, Susete Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Susete Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Desenvolvimento profissional docente
Cultura docente
Mal estar docente
Políticas educativas
Teacher identity
Teacher professional development
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Identidade docente
Desenvolvimento profissional docente
Cultura docente
Mal estar docente
Políticas educativas
Teacher identity
Teacher professional development
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16T15:40:52Z
2014-07-23
2014
2014-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15989
TID:201498790
url http://hdl.handle.net/10400.14/15989
identifier_str_mv TID:201498790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131811915235328