Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15989 |
Resumo: | A profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria. |
id |
RCAP_9433d81646b8e4373bc02b0ddeb05c29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissionalIdentidade docenteDesenvolvimento profissional docenteCultura docenteMal estar docentePolíticas educativasTeacher identityTeacher professional developmentTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.The teaching profession is defined by periods of time with different ways of being in the teaching carrer, motivated by issues related to teacher identity, professional development, educational policies, teacher culture, school environment and the institution's organizational culture. The current crisis and lingering malaise on teachers leaves little doubt about the need to change the education system. In an attempt to understand the professional identity of teachers, their feelings and attitudes, we applied an open questionnaire with autobiographical features to public school teachers of the third cycle of basic education and of secondary education, focusing on carreer stages, its beginning, its most remarkable episode, and their current feelings on teaching. This was a qualitative study in order to try to understand the perceptions and representations of the surveyed teachers. The sample gathers 62 teachers and 186 texts produced by them. The information provided by teachers was organized into categories and subcategories, allowing the interpretation of the data. Evidence gathered convey the dissatisfaction and disillusionment of teachers towards the current educational crisis, seeming to let this crisis influence their professional practices, and encourage a detachment from improvement projects.Alves, José MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Susete Rocha2014-12-16T15:40:52Z2014-07-2320142014-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15989TID:201498790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:35:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:20.862314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
title |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
spellingShingle |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional Vieira, Susete Rocha Identidade docente Desenvolvimento profissional docente Cultura docente Mal estar docente Políticas educativas Teacher identity Teacher professional development Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
title_full |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
title_fullStr |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
title_full_unstemmed |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
title_sort |
Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional |
author |
Vieira, Susete Rocha |
author_facet |
Vieira, Susete Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, José Matias Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Susete Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Desenvolvimento profissional docente Cultura docente Mal estar docente Políticas educativas Teacher identity Teacher professional development Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Identidade docente Desenvolvimento profissional docente Cultura docente Mal estar docente Políticas educativas Teacher identity Teacher professional development Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16T15:40:52Z 2014-07-23 2014 2014-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/15989 TID:201498790 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/15989 |
identifier_str_mv |
TID:201498790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131811915235328 |