Governo digital: desafios e impactos para os recursos humanos do setor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Rita Batista De Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30327
Resumo: O presente trabalho pretende dar um conhecimento mais fino sobre uma problemática ainda pouco desenvolvida no contexto da Administração e Gestão Pública, designadamente os impactos e os desafios causados pelo novo paradigma do Governo Digital nas políticas de Recursos Humanos do setor público. A globalização, a emergência da sociedade de informação e do conhecimento, assim como alterações de paradigma no setor público acompanham, traduzem e favorecem a evolução do Governo Digital; tornando-se, desta forma, importante analisar as políticas e estratégias do paradigma do Governo Digital, nomeadamente, as ações e os programas que o estimulam, as etapas que o constituem, os intervenientes e os seus papéis e o conjunto de impactos e desafios que lhe são atribuídos, na área das políticas de gestão de Recursos Humanos ao nível da prestação de serviços aos cidadãos. Almeja-se fundamentalmente compreender em que consiste a estratégia de Recursos Humanos do Governo Digital para a criação de estruturas orgânicas que suportem o cumprimento dos seus objetivos. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se um enquadramento teórico que ilustra aspetos e definições fundamentais, interligado com o tema aqui em análise. A metodologia aplicada para a investigação é o caso de estudo que, para além do recurso a fundamentos teóricos, inclui a análise de dados, provenientes da aplicação de dois instrumentos de recolha de informação, nomeadamente o questionário e a entrevista, procurando desta forma responder às questões de investigação. A recolha de informação realizada permitiu constatar que os funcionários públicos têm sido envolvidos no novo modelo de prestação de serviços públicos; no entanto, deve ainda haver um reforço das competências para evitar um desfasamento entre os vários profissionais, e que não comprometam o sucesso da estratégia do Governo Digital.
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