Literacia - O papel da família na sua apreensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5860 |
Resumo: | As abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito. Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não s6 ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização. Estas primeiras interacções em tomo da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo. Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que Ihes atribuem. |
id |
RCAP_946c2bfe90156d62f82b81c6fc395d40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia - O papel da família na sua apreensãoLiteracia familiarLinguagem escritaEnvolvimento parentalFamily literacyWritten languageParental involvementAs abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito. Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não s6 ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização. Estas primeiras interacções em tomo da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo. Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que Ihes atribuem.Recent approaches to young children’s literacy development emphasise this process as very early one. Literacy development doesn’t begin neither when children start formal instruction, nor when they begin to acquire reading and writing mechanical skills. Thus the roots of literacy development are established very early in life, through real life contacts with reading and writing. So as an early social process it is very important to consider the contribute of the family in promoting these contacts and facilitating the exploration of print. When interacting socially with others and with literacy in real-life settings through reallife activities: - Children will discover functions and forms of - Parents will actas models when using literacy. - Parents will support and motivate the children in The purpose of this article is to provide a brief overview of home literacy environments and the characteristics of home reading and writing activities. We also pretend to analyse the parents’ perception of these activities and the values and attitudes parents hold with respect to family literacy.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves2017-10-21T11:56:06Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5860engAnálise Psicológica, 1(17), 65-77.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:34Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:42.062321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
title |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
spellingShingle |
Literacia - O papel da família na sua apreensão Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Literacia familiar Linguagem escrita Envolvimento parental Family literacy Written language Parental involvement |
title_short |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
title_full |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
title_fullStr |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
title_full_unstemmed |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
title_sort |
Literacia - O papel da família na sua apreensão |
author |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves |
author_facet |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia familiar Linguagem escrita Envolvimento parental Family literacy Written language Parental involvement |
topic |
Literacia familiar Linguagem escrita Envolvimento parental Family literacy Written language Parental involvement |
description |
As abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito. Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não s6 ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização. Estas primeiras interacções em tomo da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo. Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que Ihes atribuem. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-01-01T00:00:00Z 1999-01-01T00:00:00Z 2017-10-21T11:56:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5860 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 1(17), 65-77. 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130097928634368 |