Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/9145 |
Resumo: | A partir da análise de três possíveis factores,responsáveis pelo número reduzido de turistas no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, nomeadamente um perfil de turistas desinteressado na escolha do museu como local de visita; o desconhecimento da sua existência por parte dos potenciais visitantes; uma política de divulgação da instituição e serviços desadequados;apontaram-se soluções para resolver o problema e inverter esta tendência. Paralelamente, provou-se a conveniência de tratar os turistas como um segmento de público, diferenciado dos restantes visitantes dos museus, demonstrando de que forma, a especificidade do que designei "estar turista" influencia os consumos culturais escolhidos. |
id |
RCAP_947915ccb8be7bb1064279dbd8ccaa5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/9145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em GuimarãesMuseu - MarketingMuseologiaTurismo culturalA partir da análise de três possíveis factores,responsáveis pelo número reduzido de turistas no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, nomeadamente um perfil de turistas desinteressado na escolha do museu como local de visita; o desconhecimento da sua existência por parte dos potenciais visitantes; uma política de divulgação da instituição e serviços desadequados;apontaram-se soluções para resolver o problema e inverter esta tendência. Paralelamente, provou-se a conveniência de tratar os turistas como um segmento de público, diferenciado dos restantes visitantes dos museus, demonstrando de que forma, a especificidade do que designei "estar turista" influencia os consumos culturais escolhidos.Porto : [Edição de Autor]20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegimage/jpeghttp://hdl.handle.net/10216/9145porBaltazar, Helena Dinamene Duarte Gomes Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:22:04Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/9145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:39:14.677512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
title |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
spellingShingle |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães Baltazar, Helena Dinamene Duarte Gomes Simões Museu - Marketing Museologia Turismo cultural |
title_short |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
title_full |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
title_fullStr |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
title_full_unstemmed |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
title_sort |
Os turistas no museu : (dis) ou indispensáveis? O caso do Museu de Alberto Sampaio em Guimarães |
author |
Baltazar, Helena Dinamene Duarte Gomes Simões |
author_facet |
Baltazar, Helena Dinamene Duarte Gomes Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baltazar, Helena Dinamene Duarte Gomes Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu - Marketing Museologia Turismo cultural |
topic |
Museu - Marketing Museologia Turismo cultural |
description |
A partir da análise de três possíveis factores,responsáveis pelo número reduzido de turistas no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, nomeadamente um perfil de turistas desinteressado na escolha do museu como local de visita; o desconhecimento da sua existência por parte dos potenciais visitantes; uma política de divulgação da instituição e serviços desadequados;apontaram-se soluções para resolver o problema e inverter esta tendência. Paralelamente, provou-se a conveniência de tratar os turistas como um segmento de público, diferenciado dos restantes visitantes dos museus, demonstrando de que forma, a especificidade do que designei "estar turista" influencia os consumos culturais escolhidos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/9145 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/9145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição de Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição de Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135706680918016 |