Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2929
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_843d53aff1ed7eb4a20229815aaa8ea2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundárioFormação de adultos - PortugalValidação de competênciasLínguas estrangeiras - EnsinoTrabalhos de projecto de mestrado - 2010Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente trabalho é composto por três capítulos que têm como princípio unificador a percepção e apropriação da área de educação de adultos, enquanto Profissional de RVC. No primeiro capítulo procurei enumerar movimentos históricos e contributos de vários autores que, no meu entender, estiveram na génese do sistema actual de reconhecimento de competências. No meu entender, o seu advento surge inevitavelmente associado ao enfraquecimento do papel hegemónico do sistema escolar, à integração e aceitação de outras modalidades de aprendizagem) e à convicção de que o indivíduo é o principal sujeito nos seus processos de aprendizagem. O segundo é a minha “narrativa autobiográfica” em que abordo momentos-chave da minha carreira profissional, através de pensamento reflexivo e procuro responder à questão central: “Como me tornei o “passador” de adultos que hoje sou?”. Passar por este processo de reflexão é de vital importância para os profissionais que trabalham com adultos. Permitiu-me um melhor auto-conhecimento e situar conceptualmente a minha forma de actuação. O terceiro capítulo é, a meu ver, a minha maior contribuição na área de educação de adultos e daí a razão de ter optado por torná-lo o título deste trabalho de projecto. Vem dar resposta a uma problemática vivenciada pelos CNO, a aferição das competências em língua estrangeira dos adultos que frequentam o processo de RVCC de nível secundário. Nesse sentido, proponho um modelo de operacionalização das referidas competências, em termos das vertentes oral e escrita. Por último, sugiro um cenário alternativo para a LE: constituir um núcleo gerador autónomo na área de Cultura, Língua e Comunicação.The following academic paper consists of three chapters that have as unifying principle my personal judgment and conceptual vision resulting from my career in adult education area, as a “Profissional de RVC”. In the first chapter I intended to enumerate historical movements and contributions from several authors who, in my opinion, were in the genesis of the current skills recognition process. In my opinion, this advent is inevitably associated with the weakening of the hegemonic role of school as the only form of learning, integration and acceptance of other forms of learning and the belief that the individual is the main subject in their learning processes. The second chapter, an "autobiographical narrative" in which I discuss the key moments of my professional career, through reflective thinking and trying to answer the question: "How I became the professional I am today?”. Going through this process of reflection is crucial for professionals who work with adults. It allowed me to achieve self-knowledge and categorize the way I professional act. The third chapter is, in my opinion, my greatest contribution in the field of adult education and hence the reason it was chosen to name this academic paper. It´s an answer to a problem experienced by the CNO, the evaluation of foreign language skills of adults in the skills recognition process, secondary level. With this purpose, I propose an evaluation model of these skills, in terms of oral and written components. Finally, I suggest an alternative scenario for the foreign language: to became an independent core generator in the “Culture, Language and Communication” area.Canário, Rui, 1948-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-2011-03-31T11:35:01Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:07.157489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
title Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
spellingShingle Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Línguas estrangeiras - Ensino
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
title_short Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
title_full Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
title_fullStr Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
title_full_unstemmed Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
title_sort Um olhar sobre o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : a lingua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos : nível secundário
author Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
author_facet Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canário, Rui, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paula dos Anjos Alves, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Línguas estrangeiras - Ensino
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
topic Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Línguas estrangeiras - Ensino
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-31T11:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2929
url http://hdl.handle.net/10451/2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134175608963072