As pessoas idosas e o suporte social formal em tempo de pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36846 |
Resumo: | O envelhecimento demográfico representa enormes desafios e responsabilidades, quer para o setor social, quer para o sistema de saúde, em particular para os cuidados de saúde primários. Impõe-se a implementação e melhoria das estratégias de intervenção comunitária, que mobilizem respostas e satisfaçam as necessidades específicas das pessoas idosas, especialmente, durante a pandemia provocada pelo SARS-CoV -2. Nesta perspetiva, desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária com as pessoas idosas, que frequentavam um centro de dia, antes da pandemia, numa IPSS da área geográfica da UCC “Saúde a Seu Lado”, em Odivelas, no período de setembro a dezembro de 2020. Teve como objetivo: contribuir para a literacia em saúde para o uso das redes de suporte social formal dessas pessoas idosas. A metodologia utilizada foi o Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1993), ancorada no Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Para o diagnóstico de situação, aplicou-se um questionário para a caracterização sociodemográfica, o apoio social recebido e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999). A amostra não probabilística foi constituída por 16 pessoas, homogénea no género, com idade média de 81,3 anos, 44% possuem o 1º ciclo de escolaridade, 56% vivem sozinhas e 44% não têm filhos. Como resultados salientamos: o risco de isolamento social, as necessidades de apoio emocional, a falta de apoio social, uma satisfação média com o suporte social, e baixa satisfação nas atividades sociais. Foi priorizado o diagnóstico de enfermagem “risco de isolamento social”. Utilizou-se como estratégias de intervenção: a educação para a saúde, que permitiu contribuir para a literacia em saúde das pessoas idosas sobre o uso do suporte social formal e o desenvolvimento de parcerias com a comunidade, através da elaboração de um projeto intergeracional. Para a avaliação foram utilizados indicadores de processo e de resultados obtidos. Este projeto também permitiu o desenvolvimento de competências de especialista no âmbito da Enfermagem Comunitária e Saúde Pública. |
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Teve como objetivo: contribuir para a literacia em saúde para o uso das redes de suporte social formal dessas pessoas idosas. A metodologia utilizada foi o Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1993), ancorada no Modelo de Sistemas de Betty Neuman (2011). Para o diagnóstico de situação, aplicou-se um questionário para a caracterização sociodemográfica, o apoio social recebido e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999). A amostra não probabilística foi constituída por 16 pessoas, homogénea no género, com idade média de 81,3 anos, 44% possuem o 1º ciclo de escolaridade, 56% vivem sozinhas e 44% não têm filhos. Como resultados salientamos: o risco de isolamento social, as necessidades de apoio emocional, a falta de apoio social, uma satisfação média com o suporte social, e baixa satisfação nas atividades sociais. Foi priorizado o diagnóstico de enfermagem “risco de isolamento social”. Utilizou-se como estratégias de intervenção: a educação para a saúde, que permitiu contribuir para a literacia em saúde das pessoas idosas sobre o uso do suporte social formal e o desenvolvimento de parcerias com a comunidade, através da elaboração de um projeto intergeracional. Para a avaliação foram utilizados indicadores de processo e de resultados obtidos. Este projeto também permitiu o desenvolvimento de competências de especialista no âmbito da Enfermagem Comunitária e Saúde Pública.Demographic ageing poses enormous challenges and responsibilities for both the social sector and the health system, particularly for primary health care. It is necessary to implement and improve community intervention strategies that mobilise responses and meet the specific needs of the elderly people, especially during the SARS-CoV-2 pandemic. In this perspective, a community intervention project was developed with elderly people who attended a day care centre, before the pandemic, in an IPSS in the geographical area of the UCC "Saúde a Seu Lado", in Odivelas, from September to December 2020. It aimed to contribute to health literacy in the use of the formal social support networks of these elderly people. The methodology used was the Health Planning of Imperatori and Giraldes (1993), anchored in Betty Neuman's Systems Model (2011). For the situation diagnosis, a questionnaire was applied for sociodemographic characterisation, the social support received and the Satisfaction with Social Support Scale (Ribeiro, 1999). The non-probability sample was composed of 16 people, homogeneous in gender, with an average age of 81.3 years, 44% with a 1st cycle education, 56% living alone and 44% with no children. The results highlighted were: risk of social isolation, emotional support needs, lack of social support, average satisfaction with social support, and low satisfaction in social activities. The nursing diagnosis "risk of social isolation" was prioritised. The following intervention strategies were used: health education, which contributed to the elderly people health literacy regarding the use of formal social support, and the development of partnerships with the community through the development of an intergenerational project. Process and outcome indicators were used for the evaluation. This project also allowed the development of specialist skills in the scope of Community Nursing and Public Health.Garcia, ElisaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Sónia Maria Fernandes2022-03-02T15:34:51Z2021-10-1920212021-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36846TID:202948064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:57.515792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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