Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davide, Helena Sofia Coelho Monge
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20861
Resumo: Conhecemos hoje uma escola nova, modernizada, que se pretende ajustada à sociedade tecnológica em que vivemos e em que a presença das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) seja uma constante. Pede-se à nova escola que seja o espelho dessa sociedade, preparando os alunos para o mundo do trabalho. O surgimento do computador e a sua utilização massiva pela sociedade, implicam uma mudança de postura por parte dos professores. O professor assume, por isso, uma importância vital como dinamizador das aprendizagens dos alunos e como potenciador da inclusão das TIC no ensino e na concretização das práticas pedagógicas. Contudo, a simples presença das tecnologias nas escolas não é sinónimo da sua integração no ensino. Pretendeu-se com esta investigação averiguar de que forma utilizam os professores os meios tecnológicos ao seu dispor, em especial, os recursos educativos digitais. Estes recursos surgem continuamente nos mais diversos meios, e constituem um auxiliar no apoio à aprendizagem dos alunos. A escassez de informação disponível sobre essa utilização foi a força motriz que conduziu este trabalho, por se considerar importante conhecer quais são as percepções dos professores relativamente aos recursos educativos digitais. – ABSTRACT: The concept of school that is known today is a new and modern one, which intends to be adjusted to technological society we live in, in which the presence of new information and communication technologies (ICT) is a constant. lt is requested to the new school to be a mirror of that society, preparing students to the business life. The appearance of the computer and its massive use by the society, imply a change of posture by the teacher. The teacher has, for that reason, a vital importance as a dynamizer of the student learning and has a potentiator role in the inclusion of ICT in teaching and in the fulfilment of pedagogical practices. Nevertheless, the simple presence of these technologies in school isn't a synonym of its integration in teaching. With this investigation, it was intended do search in which ways, teachers use the technological means at their disposal and in particular, digital educational resources. This kind of resources appears continuously in the most different means, and can be a surplus to backup learning for the students. The lack of information available about this kind of use was the leading strength that drove this work, considering that knowing what are the perceptions of the teachers in the matter of digital educational resources, is important.
id RCAP_9489cf54d6d27b88f8a893bdd04f07c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundárioRecursos educativos digitaisTICSociedade da informaçãoEscolaProfessoresConhecemos hoje uma escola nova, modernizada, que se pretende ajustada à sociedade tecnológica em que vivemos e em que a presença das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) seja uma constante. Pede-se à nova escola que seja o espelho dessa sociedade, preparando os alunos para o mundo do trabalho. O surgimento do computador e a sua utilização massiva pela sociedade, implicam uma mudança de postura por parte dos professores. O professor assume, por isso, uma importância vital como dinamizador das aprendizagens dos alunos e como potenciador da inclusão das TIC no ensino e na concretização das práticas pedagógicas. Contudo, a simples presença das tecnologias nas escolas não é sinónimo da sua integração no ensino. Pretendeu-se com esta investigação averiguar de que forma utilizam os professores os meios tecnológicos ao seu dispor, em especial, os recursos educativos digitais. Estes recursos surgem continuamente nos mais diversos meios, e constituem um auxiliar no apoio à aprendizagem dos alunos. A escassez de informação disponível sobre essa utilização foi a força motriz que conduziu este trabalho, por se considerar importante conhecer quais são as percepções dos professores relativamente aos recursos educativos digitais. – ABSTRACT: The concept of school that is known today is a new and modern one, which intends to be adjusted to technological society we live in, in which the presence of new information and communication technologies (ICT) is a constant. lt is requested to the new school to be a mirror of that society, preparing students to the business life. The appearance of the computer and its massive use by the society, imply a change of posture by the teacher. The teacher has, for that reason, a vital importance as a dynamizer of the student learning and has a potentiator role in the inclusion of ICT in teaching and in the fulfilment of pedagogical practices. Nevertheless, the simple presence of these technologies in school isn't a synonym of its integration in teaching. With this investigation, it was intended do search in which ways, teachers use the technological means at their disposal and in particular, digital educational resources. This kind of resources appears continuously in the most different means, and can be a surplus to backup learning for the students. The lack of information available about this kind of use was the leading strength that drove this work, considering that knowing what are the perceptions of the teachers in the matter of digital educational resources, is important.Universidade de Évora2017-03-27T10:22:52Z2017-03-272010-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20861http://hdl.handle.net/10174/20861porEsc. C. S.helena.davide@gmail.com676Davide, Helena Sofia Coelho Mongeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:15.056767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
title Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
spellingShingle Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
Davide, Helena Sofia Coelho Monge
Recursos educativos digitais
TIC
Sociedade da informação
Escola
Professores
title_short Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
title_full Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
title_fullStr Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
title_sort Recursos educativos digitais: um estudo sobre a sua utilização pelos professores numa escola do ensino básico e secundário
author Davide, Helena Sofia Coelho Monge
author_facet Davide, Helena Sofia Coelho Monge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Davide, Helena Sofia Coelho Monge
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educativos digitais
TIC
Sociedade da informação
Escola
Professores
topic Recursos educativos digitais
TIC
Sociedade da informação
Escola
Professores
description Conhecemos hoje uma escola nova, modernizada, que se pretende ajustada à sociedade tecnológica em que vivemos e em que a presença das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) seja uma constante. Pede-se à nova escola que seja o espelho dessa sociedade, preparando os alunos para o mundo do trabalho. O surgimento do computador e a sua utilização massiva pela sociedade, implicam uma mudança de postura por parte dos professores. O professor assume, por isso, uma importância vital como dinamizador das aprendizagens dos alunos e como potenciador da inclusão das TIC no ensino e na concretização das práticas pedagógicas. Contudo, a simples presença das tecnologias nas escolas não é sinónimo da sua integração no ensino. Pretendeu-se com esta investigação averiguar de que forma utilizam os professores os meios tecnológicos ao seu dispor, em especial, os recursos educativos digitais. Estes recursos surgem continuamente nos mais diversos meios, e constituem um auxiliar no apoio à aprendizagem dos alunos. A escassez de informação disponível sobre essa utilização foi a força motriz que conduziu este trabalho, por se considerar importante conhecer quais são as percepções dos professores relativamente aos recursos educativos digitais. – ABSTRACT: The concept of school that is known today is a new and modern one, which intends to be adjusted to technological society we live in, in which the presence of new information and communication technologies (ICT) is a constant. lt is requested to the new school to be a mirror of that society, preparing students to the business life. The appearance of the computer and its massive use by the society, imply a change of posture by the teacher. The teacher has, for that reason, a vital importance as a dynamizer of the student learning and has a potentiator role in the inclusion of ICT in teaching and in the fulfilment of pedagogical practices. Nevertheless, the simple presence of these technologies in school isn't a synonym of its integration in teaching. With this investigation, it was intended do search in which ways, teachers use the technological means at their disposal and in particular, digital educational resources. This kind of resources appears continuously in the most different means, and can be a surplus to backup learning for the students. The lack of information available about this kind of use was the leading strength that drove this work, considering that knowing what are the perceptions of the teachers in the matter of digital educational resources, is important.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-05T00:00:00Z
2017-03-27T10:22:52Z
2017-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20861
http://hdl.handle.net/10174/20861
url http://hdl.handle.net/10174/20861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
helena.davide@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136604134047744