Os recursos educativos digitais na aprendizagem dos diferentes domínios do português no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robalo, Daniela Filipa Faria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2307
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A prática decorreu numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, situada no distrito de Viana do Castelo, numa turma com 24 alunos do 4.º ano de escolaridade. O estudo realizado incidiu no ensino-aprendizagem da área curricular de Português, recorrendo à utilização de recursos educativos digitais, de acordo com o quadro teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), desenvolvido por Koehler e Mishra (2006). A escolha da temática em estudo tem origem na importância socialmente reconhecida das tecnologias na atualidade, particularmente a relevância da sua integração no processo de ensino-aprendizagem, como veículo motivacional e de desenvolvimento de aprendizagens significativas. Neste sentido, coloca-se como problema desta investigação analisar a influência que o conhecimento do TPACK assume na construção de recursos educativos digitais e a sua implementação na aula de Português no ensino dos diferentes domínios: Oralidade, Gramática, Leitura e Escrita e Educação Literária. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Que recursos tecnológicos podem ser adequados a cada domínio no processo de ensino-aprendizagem da área curricular de Português? e 2) De que modo o referencial TPACK se revela adequado para a integração dos recursos educativos digitais no ensino dos diferentes domínios do programa de Português do 1.º CEB? Este estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se a recolha de dados através de observações, questionários, registos audiovisuais (áudio, vídeo e fotografia) e documentos dos participantes. Os resultados obtidos revelam o potencial dos RED quando integrados corretamente no processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância de que se reveste a mobilização do TPACK na fase de planeamento e implementação de aulas de Português com recursos educativos digitais.
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A escolha da temática em estudo tem origem na importância socialmente reconhecida das tecnologias na atualidade, particularmente a relevância da sua integração no processo de ensino-aprendizagem, como veículo motivacional e de desenvolvimento de aprendizagens significativas. Neste sentido, coloca-se como problema desta investigação analisar a influência que o conhecimento do TPACK assume na construção de recursos educativos digitais e a sua implementação na aula de Português no ensino dos diferentes domínios: Oralidade, Gramática, Leitura e Escrita e Educação Literária. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas duas questões de investigação: 1) Que recursos tecnológicos podem ser adequados a cada domínio no processo de ensino-aprendizagem da área curricular de Português? e 2) De que modo o referencial TPACK se revela adequado para a integração dos recursos educativos digitais no ensino dos diferentes domínios do programa de Português do 1.º CEB? Este estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se a recolha de dados através de observações, questionários, registos audiovisuais (áudio, vídeo e fotografia) e documentos dos participantes. Os resultados obtidos revelam o potencial dos RED quando integrados corretamente no processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância de que se reveste a mobilização do TPACK na fase de planeamento e implementação de aulas de Português com recursos educativos digitais.This report has been developed under the context of the curricular course unit of Supervised Teaching Practice, inserted in the master’s degree of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. This practice occurred in a school of the 1st Cycle of Basic Education, located in the district of Viana do Castelo, in a class with 24 students of the 4th grade. The study conducted focused on the teaching-learning of the course unit area of Portuguese, resorting to the utilization of digital educational resources, in accordance with the theoretical board Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), developed by Koehler and Mishra (2006). The thematic choice studied has its origin in the socially recognised importance of today’s technologies, particularly, the relevance of its integration in the teaching-learning process, as a motivational vehicle and development of meaningful learnings. In this sense, the problem faced with this investigation is analysing the influence that TPACK knowledge assumes in the construction of digital educational resources and their implementation in the Portuguese class and its different domains: Speaking, Grammar, Reading & Writing and Literary Education. As a way of guiding the study, two investigation questions were outlined: 1) What technological resources can be adequate to each domain in the teaching-learning process of the course unit of Portuguese? and 2) In what way does the TPACK referential reveal itself adequate to the integration of digital educational resources in the teaching of the different domains of the Portuguese program of the 1st CEB? This study fits into the interpretive paradigm, having opted in a qualitative methodology, privileging data gathering through observations, questionnaires, audio-visual logs (audio, video and photography) and participant’s documents. The results obtained reveal the potential of DER when correctly integrated in the teaching-learning process, as well as the importance of TPACK’s mobilization in the planning and implementation of digital educational resources in Portuguese classes.2020-02-24T12:13:05Z2020-01-20T00:00:00Z2020-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2307TID:202448452porRobalo, Daniela Filipa Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:28Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:13.384316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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