Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13210 |
Resumo: | Neste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação |
id |
RCAP_948b14e87b3ddf4e98dd240d68a8ef48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pragmatismo, design-based research e investigação-açãoPragmatism, design-based research and action researchDesign-based researchInvestigação-açãoPragmatismoAction researchPragmatismNeste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em EducaçãoIn this article the authors analyse and reflect on the characteristics of two approaches linked to an epistemology of practice: Design-Based Research and Action-Research and their framework in the Pragmatic Paradigm of research in Education. Design-Based Research encompasses a set of approaches aimed at producing new theories, artefacts, and practices with an impact on learning in natural contexts; Action-Research is action-oriented or cycles of actions that members of an organisation/community, possibly including external constituents, develop around a problematic situation aimed at improving practices. The roots and evolution of the two approaches are distinct, but they share fundamental assumptions and translate investigative views on practice with subtle differences. The analysis of the respective ontological, epistemological and methodological features underlying them justifies their inclusion in the Pragmatic Paradigm of Research in Education.Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020Repositório AbertoPereira, AldaOliveira, Isolina2023-01-25T12:49:24Z2021-082021-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13210porPereira, A. & Oliveira, I. (2021). Pragmatismo, Design-based Research e Investigação-ação. Revista Pesquisa Qualitativa, 9 (21): 445-467.2525-8222https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:46.965917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação Pragmatism, design-based research and action research |
title |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
spellingShingle |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação Pereira, Alda Design-based research Investigação-ação Pragmatismo Action research Pragmatism |
title_short |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
title_full |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
title_fullStr |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
title_full_unstemmed |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
title_sort |
Pragmatismo, design-based research e investigação-ação |
author |
Pereira, Alda |
author_facet |
Pereira, Alda Oliveira, Isolina |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Isolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alda Oliveira, Isolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design-based research Investigação-ação Pragmatismo Action research Pragmatism |
topic |
Design-based research Investigação-ação Pragmatismo Action research Pragmatism |
description |
Neste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08 2021-08-01T00:00:00Z 2023-01-25T12:49:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13210 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, A. & Oliveira, I. (2021). Pragmatismo, Design-based Research e Investigação-ação. Revista Pesquisa Qualitativa, 9 (21): 445-467. 2525-8222 https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135096656101376 |