Pragmatismo, design-based research e investigação-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Isolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13210
Resumo: Neste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação
id RCAP_948b14e87b3ddf4e98dd240d68a8ef48
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pragmatismo, design-based research e investigação-açãoPragmatism, design-based research and action researchDesign-based researchInvestigação-açãoPragmatismoAction researchPragmatismNeste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em EducaçãoIn this article the authors analyse and reflect on the characteristics of two approaches linked to an epistemology of practice: Design-Based Research and Action-Research and their framework in the Pragmatic Paradigm of research in Education. Design-Based Research encompasses a set of approaches aimed at producing new theories, artefacts, and practices with an impact on learning in natural contexts; Action-Research is action-oriented or cycles of actions that members of an organisation/community, possibly including external constituents, develop around a problematic situation aimed at improving practices. The roots and evolution of the two approaches are distinct, but they share fundamental assumptions and translate investigative views on practice with subtle differences. The analysis of the respective ontological, epistemological and methodological features underlying them justifies their inclusion in the Pragmatic Paradigm of Research in Education.Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020Repositório AbertoPereira, AldaOliveira, Isolina2023-01-25T12:49:24Z2021-082021-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13210porPereira, A. & Oliveira, I. (2021). Pragmatismo, Design-based Research e Investigação-ação. Revista Pesquisa Qualitativa, 9 (21): 445-467.2525-8222https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:46.965917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
Pragmatism, design-based research and action research
title Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
spellingShingle Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
Pereira, Alda
Design-based research
Investigação-ação
Pragmatismo
Action research
Pragmatism
title_short Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
title_full Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
title_fullStr Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
title_full_unstemmed Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
title_sort Pragmatismo, design-based research e investigação-ação
author Pereira, Alda
author_facet Pereira, Alda
Oliveira, Isolina
author_role author
author2 Oliveira, Isolina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alda
Oliveira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Design-based research
Investigação-ação
Pragmatismo
Action research
Pragmatism
topic Design-based research
Investigação-ação
Pragmatismo
Action research
Pragmatism
description Neste artigo as autoras analisam e refletemsobre as caraterísticas de duas abordagens ligadas a uma epistemologia da prática: Design-Based Research e Investigação-Ação e o seu enquadramento no Paradigma Pragmático da investigação em Educação.A Design-Based-Research engloba um conjunto de abordagens com o objetivo de produzir novas teorias, artefactos e práticas com impacto na aprendizagem em contextos naturais; a Investigação-Açãoé orientada para a ação ou ciclos de ações que os membros de uma organização/comunidade, podendo incluir constituintes externos, desenvolvem em torno de uma situação problemática visando o melhoramento de práticas.As raízes e a evolução das duas abordagens são distintas, porémpartilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças. A análise dos respetivos traços ontológicos, epistemológicos e metodológicos a elas subjacentes justificam a sua inclusão no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08
2021-08-01T00:00:00Z
2023-01-25T12:49:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13210
url http://hdl.handle.net/10400.2/13210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, A. & Oliveira, I. (2021). Pragmatismo, Design-based Research e Investigação-ação. Revista Pesquisa Qualitativa, 9 (21): 445-467.
2525-8222
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.21.453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135096656101376