Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Isolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
Resumo: Esta comunicação tem origem numa análise e reflexão sobre experiências vividas pelas autoras no campo da investigação em Educação. Confrontadas, por vezes, com a necessidade de elucidar caraterísticas, potencial e adequação de uma destas metodologias a um dado problema de investigação, encetámos a discussão em torno da ontologia e da epistemologia subjacentes a estas duas abordagens. As reflexões que ora se trazem à luz traduzem um primeiro esboço resultante dessa discussão. O artigo está organizado em três secções. Na primeira e segunda secção procurámos, ainda que de modo sintético, caraterizar a Design-Based Research (DBR) e a Investigação-Ação (IA). Na terceira secção, apresentamos o que têm em comum as duas abordagens e a reflexão que emergiu da análise realizada sobre o que as distingue e as aproxima. Por fim, argumentamos que embora as raízes e a evolução das duas abordagens sejam distintas, partilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças e, neste sentido, se inscrevem no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação.
id RCAP_cb3cf758607b86446907577b706c6146
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/101
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzamDesign-based research and action-research: Two intersecting visionsDesign-Based Research; Investigação-Ação; PragmatismoDesign-Based Research; Action Research; PragmatismEsta comunicação tem origem numa análise e reflexão sobre experiências vividas pelas autoras no campo da investigação em Educação. Confrontadas, por vezes, com a necessidade de elucidar caraterísticas, potencial e adequação de uma destas metodologias a um dado problema de investigação, encetámos a discussão em torno da ontologia e da epistemologia subjacentes a estas duas abordagens. As reflexões que ora se trazem à luz traduzem um primeiro esboço resultante dessa discussão. O artigo está organizado em três secções. Na primeira e segunda secção procurámos, ainda que de modo sintético, caraterizar a Design-Based Research (DBR) e a Investigação-Ação (IA). Na terceira secção, apresentamos o que têm em comum as duas abordagens e a reflexão que emergiu da análise realizada sobre o que as distingue e as aproxima. Por fim, argumentamos que embora as raízes e a evolução das duas abordagens sejam distintas, partilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças e, neste sentido, se inscrevem no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação.This paper had raised from an exchange of experiences between the two authors in the field of research in Education. Faced, at times, with the need to elucidate the characteristics, potential and suitability of one of these methodologies taking into account a given research problem, in a first analysis we started some discussions about what is similar and dissimilar between the two approaches. The reflections now brought to light reflect a first outline resulting from this discussion. We had organized the article in three sections. In the first and second sections, we tried, albeit in a synthetic way, to characterize Design-Based Research and Action-Research. In the third section, we seek to make known the similarities of the two approaches and the result of reflection on them. Based on the similarities found, it is our belief that sharing fundamental assumptionLudomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 336-350New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 336-350New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 336-3502184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/101https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/101/98Pereira, AldaPereira, Isolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:14Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.097195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
Design-based research and action-research: Two intersecting visions
title Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
spellingShingle Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
Pereira, Alda
Design-Based Research; Investigação-Ação; Pragmatismo
Design-Based Research; Action Research; Pragmatism
title_short Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
title_full Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
title_fullStr Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
title_full_unstemmed Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
title_sort Design-based research e investigação-ação: Dois olhares que se entrecruzam
author Pereira, Alda
author_facet Pereira, Alda
Pereira, Isolina
author_role author
author2 Pereira, Isolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alda
Pereira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Design-Based Research; Investigação-Ação; Pragmatismo
Design-Based Research; Action Research; Pragmatism
topic Design-Based Research; Investigação-Ação; Pragmatismo
Design-Based Research; Action Research; Pragmatism
description Esta comunicação tem origem numa análise e reflexão sobre experiências vividas pelas autoras no campo da investigação em Educação. Confrontadas, por vezes, com a necessidade de elucidar caraterísticas, potencial e adequação de uma destas metodologias a um dado problema de investigação, encetámos a discussão em torno da ontologia e da epistemologia subjacentes a estas duas abordagens. As reflexões que ora se trazem à luz traduzem um primeiro esboço resultante dessa discussão. O artigo está organizado em três secções. Na primeira e segunda secção procurámos, ainda que de modo sintético, caraterizar a Design-Based Research (DBR) e a Investigação-Ação (IA). Na terceira secção, apresentamos o que têm em comum as duas abordagens e a reflexão que emergiu da análise realizada sobre o que as distingue e as aproxima. Por fim, argumentamos que embora as raízes e a evolução das duas abordagens sejam distintas, partilham assunções fundamentais e traduzem olhares investigativos sobre a prática com subtis diferenças e, neste sentido, se inscrevem no Paradigma Pragmático de Investigação em Educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/101
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/101/98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 336-350
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 336-350
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 336-350
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346399203328