Desenvolvimento de um produto interativo para preservação e disseminação da herança cultural azulejar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50052 |
Resumo: | A procura de identidade tem sido, nos últimos anos, um evento que adveio do sentimento de aldeia global e vem confirmar a necessidade da presença da cultura identitária na era digital. Nos últimos anos tem-se vindo a observar um aumento progressivo do desenvolvimento e incorporação de aplicações móveis de forma a progredir vários exercícios do quotidiano, entre os quais culturais e artísticos. Esta dissertação explora o gap que existe entre as temáticas da herança cultural nacional e a sua digitalização, promovendo o seu alcance na comunidade digital. Para este efeito identificou-se a azulejaria portuguesa como foco de promoção e disseminação para integração no design de interação. Para resolver esta questão, foi sugerido o desenvolvimento de um projeto dentro de uma abordagem Human Centered Design com foco na experiência do utilizador. Este método incluiu o desenvolvimento de um questionário, avaliações de concorrentes, testes de usabilidade utilizando as métricas das heurísticas de Nielsen e avaliações por parte de peritos. Esta dissertação resultou numa ideia de produto interativo que promova e dissemine a herança cultural portuguesa do azulejo. É esperado que esta conclusão possa contribuir para futuras investigações no campo de estudo do design de interação e da azulejaria portuguesa. |
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Desenvolvimento de um produto interativo para preservação e disseminação da herança cultural azulejarAzulejoCultura visual portuguesaDesign de interaçãoExperiência do utilizadorInterface do utilizadorA procura de identidade tem sido, nos últimos anos, um evento que adveio do sentimento de aldeia global e vem confirmar a necessidade da presença da cultura identitária na era digital. Nos últimos anos tem-se vindo a observar um aumento progressivo do desenvolvimento e incorporação de aplicações móveis de forma a progredir vários exercícios do quotidiano, entre os quais culturais e artísticos. Esta dissertação explora o gap que existe entre as temáticas da herança cultural nacional e a sua digitalização, promovendo o seu alcance na comunidade digital. Para este efeito identificou-se a azulejaria portuguesa como foco de promoção e disseminação para integração no design de interação. Para resolver esta questão, foi sugerido o desenvolvimento de um projeto dentro de uma abordagem Human Centered Design com foco na experiência do utilizador. Este método incluiu o desenvolvimento de um questionário, avaliações de concorrentes, testes de usabilidade utilizando as métricas das heurísticas de Nielsen e avaliações por parte de peritos. Esta dissertação resultou numa ideia de produto interativo que promova e dissemine a herança cultural portuguesa do azulejo. É esperado que esta conclusão possa contribuir para futuras investigações no campo de estudo do design de interação e da azulejaria portuguesa.In recent years, the search for identity has been an event that has arisen from the feeling of a global village and confirms the need for identity culture to be present in the digital age. In recent years there has been a progressive increase in the development and incorporation of mobile applications in order to advance various daily exercises, including cultural and artistic ones. This dissertation explores the gap between the themes of national cultural heritage and their digitisation, promoting their reach in the digital community. To this end, Portuguese tiles were identified as a focus for promotion and dissemination for integration into interaction design. To resolve this issue, it was suggested that a project be developed within a Human Centred Design approach with a focus on user experience. This method included the development of a questionnaire, competitor evaluations, usability tests using Nielsen's heuristic metrics and expert evaluations. This dissertation resulted in an idea for an interactive product that promotes and disseminates the Portuguese cultural heritage of the tile. It is hoped that this conclusion will contribute to future research in the field of interaction design and Portuguese tiles.Hernández-Ramírez, RodrigoMarques, Ana LuísaRepositório ComumMoura, Flávia Catarina Rodrigues dos Reis e2024-02-26T17:21:30Z2024-012024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50052TID:203538447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T16:10:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:43.131280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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