A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caboco, Ladislau Fernando
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34211
Resumo: Este trabalho tem com como objetivo estudar a importância da inovação enquanto fator de vantagem competitiva nos terminais portuários. Com o avanço da concorrência global no setor portuário e as incertezas no contexto económico que tem impacto sobre os negócios internacionais seria essencial analisar os projetos inovadores que os portos investem para alcançarem vantagem competitiva e como esse facto tem implicância sobre o sistema operacional dos terminais. Neste trabalho, pretende-se demonstrar o contributo da inovação para a competitividade dos terminais portuários, com recurso a um estudo de caso. A componente teórica suporta os objetivos propostos através de teorias, fundamentos e exemplos concretos de inovação. Enquanto a abordagem empírica é baseada numa análise quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado um questionário aos camionistas que frequentam este e outros terminais e efetuada duas entrevistas semiestruturada aos diretores de duas áreas estratégicas. A análise qualitativa indicou que os terminais tendem a alcançar vantagem competitiva através de investimento inovadores ligados a automação de processos, automação de equipamentos de modo a atingirem eficiência operacional. E analise quantitativa demostra a importância e a evidencia de inovação no terminal conforme a perceção dos camionistas.
id RCAP_949ab7b8fbe793cfcd0d225a6904fc24
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.Inovaçãovantagem competitivacompetitividadeautomação de processosautomação de equipamentossetor portuárioterminais portuárioseficiência operacionalEste trabalho tem com como objetivo estudar a importância da inovação enquanto fator de vantagem competitiva nos terminais portuários. Com o avanço da concorrência global no setor portuário e as incertezas no contexto económico que tem impacto sobre os negócios internacionais seria essencial analisar os projetos inovadores que os portos investem para alcançarem vantagem competitiva e como esse facto tem implicância sobre o sistema operacional dos terminais. Neste trabalho, pretende-se demonstrar o contributo da inovação para a competitividade dos terminais portuários, com recurso a um estudo de caso. A componente teórica suporta os objetivos propostos através de teorias, fundamentos e exemplos concretos de inovação. Enquanto a abordagem empírica é baseada numa análise quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado um questionário aos camionistas que frequentam este e outros terminais e efetuada duas entrevistas semiestruturada aos diretores de duas áreas estratégicas. A análise qualitativa indicou que os terminais tendem a alcançar vantagem competitiva através de investimento inovadores ligados a automação de processos, automação de equipamentos de modo a atingirem eficiência operacional. E analise quantitativa demostra a importância e a evidencia de inovação no terminal conforme a perceção dos camionistas.Varela, MiguelPaz, CarlosRepositório ComumCaboco, Ladislau Fernando2020-12-02T15:52:18Z2020-07-142020-09-14T00:00:00Z2020-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34211202544885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:09.301011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
title A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
spellingShingle A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
Caboco, Ladislau Fernando
Inovação
vantagem competitiva
competitividade
automação de processos
automação de equipamentos
setor portuário
terminais portuários
eficiência operacional
title_short A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
title_full A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
title_fullStr A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
title_full_unstemmed A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
title_sort A inovação como fator de vantagem competitiva nos terminais portuários: Estudo de caso – Terminal Sogester, S.A.
author Caboco, Ladislau Fernando
author_facet Caboco, Ladislau Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, Miguel
Paz, Carlos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Caboco, Ladislau Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
vantagem competitiva
competitividade
automação de processos
automação de equipamentos
setor portuário
terminais portuários
eficiência operacional
topic Inovação
vantagem competitiva
competitividade
automação de processos
automação de equipamentos
setor portuário
terminais portuários
eficiência operacional
description Este trabalho tem com como objetivo estudar a importância da inovação enquanto fator de vantagem competitiva nos terminais portuários. Com o avanço da concorrência global no setor portuário e as incertezas no contexto económico que tem impacto sobre os negócios internacionais seria essencial analisar os projetos inovadores que os portos investem para alcançarem vantagem competitiva e como esse facto tem implicância sobre o sistema operacional dos terminais. Neste trabalho, pretende-se demonstrar o contributo da inovação para a competitividade dos terminais portuários, com recurso a um estudo de caso. A componente teórica suporta os objetivos propostos através de teorias, fundamentos e exemplos concretos de inovação. Enquanto a abordagem empírica é baseada numa análise quantitativa e qualitativa, tendo sido aplicado um questionário aos camionistas que frequentam este e outros terminais e efetuada duas entrevistas semiestruturada aos diretores de duas áreas estratégicas. A análise qualitativa indicou que os terminais tendem a alcançar vantagem competitiva através de investimento inovadores ligados a automação de processos, automação de equipamentos de modo a atingirem eficiência operacional. E analise quantitativa demostra a importância e a evidencia de inovação no terminal conforme a perceção dos camionistas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T15:52:18Z
2020-07-14
2020-09-14T00:00:00Z
2020-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/34211
202544885
url http://hdl.handle.net/10400.26/34211
identifier_str_mv 202544885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130043239104512