Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13564 |
Resumo: | A análise envoltória de dados (DEA) tem se mostrado apropriada na avaliação de desempenho operacional portuária e seu emprego tem sido crescente nos últimos anos, embora restrita aos aspectos teóricos, sem a interação com os usuários. Esta tese desenvolve uma multimetodologia para avaliação de eficiência técnica e ambiental da gestão de resíduos sólidos nos terminais portuários do Porto de Santos. Com esse objetivo, o trabalho analisou 24 terminais portuários, no ano de 2015, com utilização do método DEA, quanto à movimentação de cargas em relação à infraestrutura disponível e à gestão de resíduos empregada. O resultado do modelo clássico revelou que cinco terminais de carga geral e sete de granel sólido estariam na fronteira de eficiência e, quando se aplicou a restrição aos pesos, quatro de cada cluster permaneceram na fronteira Pareto-eficiente. A análise quantitativa é formal e trata uma parte do problema, enquanto que a realidade é qualitativa. Assim, incorporou-se um mapa conceitual que explicita um conhecimento interno implícito. A multimetodologia proposta identifica os fatores envolvidos, incluindo os inconsistentes, inexistentes ou que não podem ser representados em uma base de dados. A integração dos métodos representa um importante subsídio para maior entendimento da influência da eficiência da gestão de resíduos na operação portuária para o processo decisório. |
id |
UFRJ_ceabee9bb12cd91c3f77250147022479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13564 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Versiani, Betina Macielhttp://lattes.cnpq.br/5979164021804842http://lattes.cnpq.br/8493932160006948Lins, Marcos Pereira Estellitahttp://lattes.cnpq.br/2241425930197153Rotuno Filho, Otto CorrêaFreitas, Marcos Aurélio Vasconcelos deVidal, Mario Cesar RodriguezQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesMahler , Cláudio Fernando2021-01-22T01:02:46Z2023-11-30T03:04:06Z2019-04http://hdl.handle.net/11422/13564A análise envoltória de dados (DEA) tem se mostrado apropriada na avaliação de desempenho operacional portuária e seu emprego tem sido crescente nos últimos anos, embora restrita aos aspectos teóricos, sem a interação com os usuários. Esta tese desenvolve uma multimetodologia para avaliação de eficiência técnica e ambiental da gestão de resíduos sólidos nos terminais portuários do Porto de Santos. Com esse objetivo, o trabalho analisou 24 terminais portuários, no ano de 2015, com utilização do método DEA, quanto à movimentação de cargas em relação à infraestrutura disponível e à gestão de resíduos empregada. O resultado do modelo clássico revelou que cinco terminais de carga geral e sete de granel sólido estariam na fronteira de eficiência e, quando se aplicou a restrição aos pesos, quatro de cada cluster permaneceram na fronteira Pareto-eficiente. A análise quantitativa é formal e trata uma parte do problema, enquanto que a realidade é qualitativa. Assim, incorporou-se um mapa conceitual que explicita um conhecimento interno implícito. A multimetodologia proposta identifica os fatores envolvidos, incluindo os inconsistentes, inexistentes ou que não podem ser representados em uma base de dados. A integração dos métodos representa um importante subsídio para maior entendimento da influência da eficiência da gestão de resíduos na operação portuária para o processo decisório.Data envelopment analysis (DEA) has proven to be appnipnate in the operational performance assessment and its work has been increasing in recent years. although ii is restricted to theoretical issues WithoUt interaction with users. This thesis develops a multimethodologv for the evaluation of the technical and environmental efticiency of solid waste management in the terminals of the Poti of Santos. With this, the wnrk analyzed 24, in 2015, using DEA method as regards cargo handling to available infrastructure and the waste management employed. The result of the classic model revealed that five general load terminals and seven salid bulk terminals would be on the efficiency frontier, and when weight restriction was applied, four from each cluster remained on the Pareto-efficient frontier. Quantitative analysis is formal and addresses part of the problem, while reality is qualitative. Thus, a concept map was incorporated that explicitly implies an internal knowledge. The proposed mullimethodology identities the factors involved, including inconsistent, non-existent or unrepresentable factors in a database. The integration of the methods represents an important subsidy for a better understanding of the influence of waste management efficiency on port operations for decision making.Data envelopment analysis (DEA) has proven to be appnipnate in the operational performance assessment and its work has been increasing in recent years. although ii is restricted to theoretical issues WithoUt interaction with users. This thesis develops a multimethodologv for the evaluation of the technical and environmental efticiency of solid waste management in the terminals of the Poti of Santos. With this, the wnrk analyzed 24, in 2015, using DEA method as regards cargo handling to available infrastructure and the waste management employed. The result of the classic model revealed that five general load terminals and seven salid bulk terminals would be on the efficiency frontier, and when weight restriction was applied, four from each cluster remained on the Pareto-efficient frontier. Quantitative analysis is formal and addresses part of the problem, while reality is qualitative. Thus, a concept map was incorporated that explicitly implies an internal knowledge. The proposed mullimethodology identities the factors involved, including inconsistent, non-existent or unrepresentable factors in a database. The integration of the methods represents an important subsidy for a better understanding of the influence of waste management efficiency on port operations for decision making.Submitted by Taís Silva (taismoreira001@gmail.com) on 2021-01-21T14:16:10Z No. of bitstreams: 1 BetinaMacielVersiani.pdf: 6983663 bytes, checksum: 19152397b34ac5d0178ffcdd49fb05db (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2021-01-22T01:02:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BetinaMacielVersiani.pdf: 6983663 bytes, checksum: 19152397b34ac5d0178ffcdd49fb05db (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-22T01:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BetinaMacielVersiani.pdf: 6983663 bytes, checksum: 19152397b34ac5d0178ffcdd49fb05db (MD5) Previous issue date: 2019-04porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILMultimetodologiaResíduos sólidosTerminais portuáriosMultimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuáriosMultimethodology applied to solid waste management in port terminalsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALBetinaMacielVersiani.pdfBetinaMacielVersiani.pdfapplication/pdf6983663http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13564/1/BetinaMacielVersiani.pdf19152397b34ac5d0178ffcdd49fb05dbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13564/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/135642023-11-30 00:04:06.639oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Multimethodology applied to solid waste management in port terminals |
title |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
spellingShingle |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários Versiani, Betina Maciel CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Multimetodologia Resíduos sólidos Terminais portuários |
title_short |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
title_full |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
title_fullStr |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
title_full_unstemmed |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
title_sort |
Multimetodologia aplicada à gestão de resíduos sólidos em terminais portuários |
author |
Versiani, Betina Maciel |
author_facet |
Versiani, Betina Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5979164021804842 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8493932160006948 |
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv |
Lins, Marcos Pereira Estellita |
dc.contributor.advisorCo1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2241425930197153 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versiani, Betina Maciel |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rotuno Filho, Otto Corrêa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Vidal, Mario Cesar Rodriguez |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mahler , Cláudio Fernando |
contributor_str_mv |
Rotuno Filho, Otto Corrêa Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos de Vidal, Mario Cesar Rodriguez Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves Mahler , Cláudio Fernando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Multimetodologia Resíduos sólidos Terminais portuários |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimetodologia Resíduos sólidos Terminais portuários |
description |
A análise envoltória de dados (DEA) tem se mostrado apropriada na avaliação de desempenho operacional portuária e seu emprego tem sido crescente nos últimos anos, embora restrita aos aspectos teóricos, sem a interação com os usuários. Esta tese desenvolve uma multimetodologia para avaliação de eficiência técnica e ambiental da gestão de resíduos sólidos nos terminais portuários do Porto de Santos. Com esse objetivo, o trabalho analisou 24 terminais portuários, no ano de 2015, com utilização do método DEA, quanto à movimentação de cargas em relação à infraestrutura disponível e à gestão de resíduos empregada. O resultado do modelo clássico revelou que cinco terminais de carga geral e sete de granel sólido estariam na fronteira de eficiência e, quando se aplicou a restrição aos pesos, quatro de cada cluster permaneceram na fronteira Pareto-eficiente. A análise quantitativa é formal e trata uma parte do problema, enquanto que a realidade é qualitativa. Assim, incorporou-se um mapa conceitual que explicita um conhecimento interno implícito. A multimetodologia proposta identifica os fatores envolvidos, incluindo os inconsistentes, inexistentes ou que não podem ser representados em uma base de dados. A integração dos métodos representa um importante subsídio para maior entendimento da influência da eficiência da gestão de resíduos na operação portuária para o processo decisório. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T01:02:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13564 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13564/1/BetinaMacielVersiani.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13564/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19152397b34ac5d0178ffcdd49fb05db dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097192330395648 |