Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Nina João Seabra Amaral Braz
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Maria de Fátima Freitas da
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/20289
Resumo: Este trabalho toma como objecto de estudo o desenvolvimento da competência lexical em Português Língua Estrangeira, tendo como objectivo fundamental a elaboração de estratégias e actividades para o tratamento das relações semânticas de significado numa situação de aquisição formal de português língua estrangeira. Neste contexto, centra-se a atenção na aquisição das relações semânticas de sinonímia e antonímia em diferentes níveis da aprendizagem do Português Língua Estrangeira. O trabalho apresenta uma parte teórica, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos que suportam as propostas realizadas na segunda parte, de carácter eminentemente prático. A avaliação dos resultados obtidos na aplicação das actividades no domínio em análise mostrou que a elaboração de estratégias estimuladoras para a prática lexical das relações semânticas numa aula contribui, em particular, para o desenvolvimento da competência lexical do aprendente de língua estrangeira e, de forma global, para a sua competência comunicativa. À planificação e execução das actividades propostas esteve subjacente uma reflexão teórica, em função da qual se organizou a prática lectiva, seguindo as etapas de apresentação, armazenamento e recuperação lexical para que o uso do léxico em contexto, baseando-se no método comunicativo, fosse uma realidade. Considera-se que este trabalho contribui, globalmente, para uma actuação reflectida do professor na sala de aula, fornecendo propostas a adaptar e actualizar em função dos objectivos formulados, dos assuntos a tratar e dos contextos de aprendizagem em causa.
id RCAP_94a5b6925344cfa52f1172b57463a905
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua EstrangeiraPortuguês língua estrangeira - EnsinoSemânticaSinonímiaAntonímiaEste trabalho toma como objecto de estudo o desenvolvimento da competência lexical em Português Língua Estrangeira, tendo como objectivo fundamental a elaboração de estratégias e actividades para o tratamento das relações semânticas de significado numa situação de aquisição formal de português língua estrangeira. Neste contexto, centra-se a atenção na aquisição das relações semânticas de sinonímia e antonímia em diferentes níveis da aprendizagem do Português Língua Estrangeira. O trabalho apresenta uma parte teórica, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos que suportam as propostas realizadas na segunda parte, de carácter eminentemente prático. A avaliação dos resultados obtidos na aplicação das actividades no domínio em análise mostrou que a elaboração de estratégias estimuladoras para a prática lexical das relações semânticas numa aula contribui, em particular, para o desenvolvimento da competência lexical do aprendente de língua estrangeira e, de forma global, para a sua competência comunicativa. À planificação e execução das actividades propostas esteve subjacente uma reflexão teórica, em função da qual se organizou a prática lectiva, seguindo as etapas de apresentação, armazenamento e recuperação lexical para que o uso do léxico em contexto, baseando-se no método comunicativo, fosse uma realidade. Considera-se que este trabalho contribui, globalmente, para uma actuação reflectida do professor na sala de aula, fornecendo propostas a adaptar e actualizar em função dos objectivos formulados, dos assuntos a tratar e dos contextos de aprendizagem em causa.Porto : [Edição do Autor]20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/20289porFernandes, Nina João Seabra Amaral BrazSilva, Maria de Fátima Freitas dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:28:38Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/20289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:02:07.310842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
title Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
spellingShingle Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
Fernandes, Nina João Seabra Amaral Braz
Português língua estrangeira - Ensino
Semântica
Sinonímia
Antonímia
title_short Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
title_full Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
title_fullStr Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
title_sort Relações semânticas de sinonímia e antonímia : contributo para o desenvolvimento da competência lexical na aula de Português Língua Estrangeira
author Fernandes, Nina João Seabra Amaral Braz
author_facet Fernandes, Nina João Seabra Amaral Braz
Silva, Maria de Fátima Freitas da
author_role author
author2 Silva, Maria de Fátima Freitas da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Nina João Seabra Amaral Braz
Silva, Maria de Fátima Freitas da
dc.subject.por.fl_str_mv Português língua estrangeira - Ensino
Semântica
Sinonímia
Antonímia
topic Português língua estrangeira - Ensino
Semântica
Sinonímia
Antonímia
description Este trabalho toma como objecto de estudo o desenvolvimento da competência lexical em Português Língua Estrangeira, tendo como objectivo fundamental a elaboração de estratégias e actividades para o tratamento das relações semânticas de significado numa situação de aquisição formal de português língua estrangeira. Neste contexto, centra-se a atenção na aquisição das relações semânticas de sinonímia e antonímia em diferentes níveis da aprendizagem do Português Língua Estrangeira. O trabalho apresenta uma parte teórica, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos que suportam as propostas realizadas na segunda parte, de carácter eminentemente prático. A avaliação dos resultados obtidos na aplicação das actividades no domínio em análise mostrou que a elaboração de estratégias estimuladoras para a prática lexical das relações semânticas numa aula contribui, em particular, para o desenvolvimento da competência lexical do aprendente de língua estrangeira e, de forma global, para a sua competência comunicativa. À planificação e execução das actividades propostas esteve subjacente uma reflexão teórica, em função da qual se organizou a prática lectiva, seguindo as etapas de apresentação, armazenamento e recuperação lexical para que o uso do léxico em contexto, baseando-se no método comunicativo, fosse uma realidade. Considera-se que este trabalho contribui, globalmente, para uma actuação reflectida do professor na sala de aula, fornecendo propostas a adaptar e actualizar em função dos objectivos formulados, dos assuntos a tratar e dos contextos de aprendizagem em causa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/20289
url http://hdl.handle.net/10216/20289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135945483616256