Os processos de integração escolar dos descendentes de imigrantes Portugueses em Inglaterra: Perspetivas de estudantes e suas famílias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Inês Violante dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30291
Resumo: Esta dissertação diz respeito ao desafios e apoios na integração escolar dos descendentes de imigrantes portugueses no sistema de ensino inglês, a partir da perspetiva das famílias e seus descendentes. Tem como objetivos perceber a perspetiva dos progenitores e descendentes de imigrantes sobre a integração no sistema escolar inglês, averiguar os tipos de apoios à integração existentes, caracterizar as famílias portuguesas imigrantes e perceber a importância do domínio da língua inglesa na experiência migratória. Nesta investigação, foi usado o método qualitativo através da realização de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas a progenitores e os seus descendentes, imigrantes em Inglaterra, Surrey. Após a análise dos dados, foi possível perceber que a integração dos descendentes e dos progenitores a nível do contexto escolar inglês é bastante positiva. Apesar de experiências migratórias e de integração distintas, conclui-se que os descendentes e os seus progenitores se sentem bem integrados nas escolas que os seus filhos frequentam e na sociedade inglesa. Apesar de terem existindo desafios estes não são predominantes atualmente, não influenciando a sua atual experiência no sistema escolar inglês. O mesmo poderá ser dito em relação aos apoios existentes à integração, sendo estes não predominantes de acordo com as experiências dos entrevistados, mas em simultâneo não é sentida uma falta de apoio por parte dos descendentes e suas famílias, por parte das escolas.
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