Criação de um manual da qualidade da formação numa Unidade Orgânica da U. Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cíntia Mariana Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24534
Resumo: Objetivo – A criação de um Manual da Qualidade da Formação à medida de uma unidade orgânica da U.Porto, constituído por mecanismos próprios de gestão da qualidade e melhoria contínua da formação, em complementaridade aos mecanismos pelos quais já se rege e dispostos no Manual do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto (SGQ.UP). Metodologia – A metodologia utilizada englobou uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental, como levantamento e enquadramento teórico para suportar o estudo, e um processo de investigação-ação simplificado. Neste processo, na fase de planificação, foram recolhidos dados mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a três elementos da Unidade Orgânica (UO), e, com a informação obtida, foi realizada a análise de conteúdo das mesmas e, posteriormente, a apresentação e discussão dos resultados. A partir dos resultados apresentados, na fase ação, foi elaborado o Manual da Qualidade da Formação da Unidade Orgânica, tendo este sido, de seguida, na fase reflexão, apresentado para validação dos entrevistados. Resultados – O Manual da Qualidade da Formação da Unidade Orgânica foi criado e validado pelos entrevistados, no entanto, para que este seja efetivamente implementado, deverá ser levado à consideração dos restantes serviços da UO e Direções dos Ciclos de Estudos e, posteriormente, submetido para aprovação dos Órgãos de Gestão que estatutariamente têm competências e autonomia para aprovar o manual. Conclusão – Considera-se que este manual irá constituir-se como um instrumento de gestão da qualidade valioso, ao continuamente apoiar as atividades desempenhadas pela comunidade académica da UO e, em última instância, contribuir para a prestação de um serviço de qualidade e excelência.
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