Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/11599 |
Resumo: | Este artigo propõe-se realizar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de ética do trabalho académico no ensino superior, sob o enquadramento conceptual da literacia da informação. Propõe-se que, reconhecendo à partida a sua necessidade de informação, o estudante universitário possa desenvolver um conjunto de práticas de pesquisa, localização, seleção e utilização da informação de forma ética, na prossecução de um trabalho académico. Para fundamentar a reflexão acerca desta componente ética, são realizadas uma revisão de bibliografia e a análise de práticas experienciais já relatadas relativamente à utilização da documentação e da informação, particularmente realizadas em bibliotecas escolares. |
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Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informaçãoBibliotecas UniversitáriasBibliotecas escolaresÉticaLiteracia de informaçãoFormação de utilizadoresEste artigo propõe-se realizar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de ética do trabalho académico no ensino superior, sob o enquadramento conceptual da literacia da informação. Propõe-se que, reconhecendo à partida a sua necessidade de informação, o estudante universitário possa desenvolver um conjunto de práticas de pesquisa, localização, seleção e utilização da informação de forma ética, na prossecução de um trabalho académico. Para fundamentar a reflexão acerca desta componente ética, são realizadas uma revisão de bibliografia e a análise de práticas experienciais já relatadas relativamente à utilização da documentação e da informação, particularmente realizadas em bibliotecas escolares.This article proposes to conduct a thorough reflection on the concept of ethics of academic work in higher education, under the conceptual framework of information literacy. It is proposed that, recognizing from the outset the need for information, the college student can develop a set of research practices, location, selection and use information ethically, in pursuing an academic work. To support this reflection on ethical component, a review of literature and previously reported regarding the use of the documentation and information analysis experiential practices, particularly the one held in school libraries, is performed.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e DocumentalistasRepositório da Universidade de LisboaSanches, Tatiana2014-08-01T14:13:27Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11599porSanches, T. (2014). Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação. Cadernos BAD, 1(Jun-Jul), 7-17. Retrieved from http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1042/pdf1645-2895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:57:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:35:15.184567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo propõe-se realizar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de ética do trabalho académico no ensino superior, sob o enquadramento conceptual da literacia da informação. Propõe-se que, reconhecendo à partida a sua necessidade de informação, o estudante universitário possa desenvolver um conjunto de práticas de pesquisa, localização, seleção e utilização da informação de forma ética, na prossecução de um trabalho académico. Para fundamentar a reflexão acerca desta componente ética, são realizadas uma revisão de bibliografia e a análise de práticas experienciais já relatadas relativamente à utilização da documentação e da informação, particularmente realizadas em bibliotecas escolares. |
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