Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Revez, Jorge, Lopes, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312
Resumo: O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.
id RCAP_f7a967646ad18aad58efb87de182a025
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informaçãoLiteracia da informaçãoBibliotecas universitáriasFormação de utilizadoresAvaliação da formaçãoProgramas de formação de utilizadoresO presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312/pdf_97Direitos de Autor (c) 2015 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, TatianaRevez, JorgeLopes, Cristina2023-01-16T13:58:14Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:01.910382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
title Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
spellingShingle Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
Sanches, Tatiana
Literacia da informação
Bibliotecas universitárias
Formação de utilizadores
Avaliação da formação
Programas de formação de utilizadores
title_short Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
title_full Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
title_fullStr Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
title_full_unstemmed Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
title_sort Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
Revez, Jorge
Lopes, Cristina
author_role author
author2 Revez, Jorge
Lopes, Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
Revez, Jorge
Lopes, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Bibliotecas universitárias
Formação de utilizadores
Avaliação da formação
Programas de formação de utilizadores
topic Literacia da informação
Bibliotecas universitárias
Formação de utilizadores
Avaliação da formação
Programas de formação de utilizadores
description O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1312/pdf_97
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 12 (2015): Ligar. Transformar. Criar Valor
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130854500335616