Impact of Change in Urban Road Geometry and Semaphoric Times in a Pollutant Emission Simulation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, R. S.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, P. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/ecum.4638
Resumo: A manutenção da mobilidade urbana é uma importante maneira de garantir o desenvolvimento dos centros urbanos, já que estes estão em constante mudança. A particularidade de cada caso, torna o planejamento complexo, em virtude dos impactos que as mudanças propostas podem ocasionar. Desta forma, estudos a respeito desse tema e dos diversos parâmetros que o envolvem se mostram fundamentais, com a intenção de quantificar esses impactos e tomar as decisões menos invasivas para a sociedade. Dentre esses parâmetros, se destaca a densidade, a qual está intimamente ligada à emissão de poluentes e velocidade de tráfego. Nesse sentido a Avenida Brasil na cidade de Passo Fundo, Brasil, se ressalta como principal via de acesso centro-bairro e para saída do município; apresentando exaustão na sua capacidade de tráfego, ocasionando congestionamentos, bloqueamento das interseções e uma maior emissão de poluentes; tudo isso devido ao sistema subdimensionado para o volume de tráfego atual. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos que mudanças na geometria e na programação dos semáforos da Avenida Brasil causarão nos indicativos de mobilidade urbana, e consequentemente, na eficiência da via, a partir do microssimulador de tráfego Aimsun® , observando os dados de densidade e emissão de poluentes.
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spelling Impact of Change in Urban Road Geometry and Semaphoric Times in a Pollutant Emission SimulationImpacto da mudança em Geometria de Vias urbanas e em Tempos Semafóricos em uma Simulação de Emissão de PoluentesMobilidade Urbana; Poluição Atmosférica; Densidade; Microssimulador de TráfegoA manutenção da mobilidade urbana é uma importante maneira de garantir o desenvolvimento dos centros urbanos, já que estes estão em constante mudança. A particularidade de cada caso, torna o planejamento complexo, em virtude dos impactos que as mudanças propostas podem ocasionar. Desta forma, estudos a respeito desse tema e dos diversos parâmetros que o envolvem se mostram fundamentais, com a intenção de quantificar esses impactos e tomar as decisões menos invasivas para a sociedade. Dentre esses parâmetros, se destaca a densidade, a qual está intimamente ligada à emissão de poluentes e velocidade de tráfego. Nesse sentido a Avenida Brasil na cidade de Passo Fundo, Brasil, se ressalta como principal via de acesso centro-bairro e para saída do município; apresentando exaustão na sua capacidade de tráfego, ocasionando congestionamentos, bloqueamento das interseções e uma maior emissão de poluentes; tudo isso devido ao sistema subdimensionado para o volume de tráfego atual. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos que mudanças na geometria e na programação dos semáforos da Avenida Brasil causarão nos indicativos de mobilidade urbana, e consequentemente, na eficiência da via, a partir do microssimulador de tráfego Aimsun® , observando os dados de densidade e emissão de poluentes.The maintenance of urban mobility is an important way to ensure the development of urban centers, as they are constantly changing. The singularity of each case, makes planning complex, due to the impacts that the proposed changes can cause. This way, studies about this matter and the various parameters that involve it are fundamental, with the intention of quantifying these impacts and making the least invasive decisions for society. Between these parameters, density stands out, which is closely linked to pollutant emissions and traffic speed. In that sense, the Brasil Avenue in the city of Passo Fundo, Brazil, is defined as the main access to downtown-suburb as well as to the exit of the municipality, presenting exhaustion in its traffic capacity, that leads to traffic jams, blocked intersections, and a higher pollutant emission; all due to under dimensioned roadway system to the current traffic. In this context, the objective of this research is to analyse the impacts that changes in road geometry and semaphoric times of Brasil Avenue will cause in the indicatives of urban mobility, and consequently, in the traffic efficiency of the road, from the Aimsun® traffic microssimulator, observing the density and emission data of pollutants. CTAC2023-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/ecum.4638https://doi.org/10.21814/ecum.4638Engenharia Civil UM; N.º 63 (2023); 45-57Engenharia Civil UM; No. 63 (2023); 45-572795-59820873-1152reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4638https://revistas.uminho.pt/index.php/ecum/article/view/4638/5088Direitos de Autor (c) 2023 R. S. Ribeiro, P. C. Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, R. S.Pinto, P. C.2023-08-12T09:20:21Zoai:journals.uminho.pt:article/4638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:12.943020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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