O impacto da cultura organizacional no estabelecimento de relacionamentos cooperativos e coopetitivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10601 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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O impacto da cultura organizacional no estabelecimento de relacionamentos cooperativos e coopetitivosCultura OrganizacionalRelacionamentos InterorganizacionaisConcorrentesCompetiçãoCooperaçãoColaboraçãoOrganizational CultureInterorganizational RelationshipsCompetitorsCompetitionCooperationCollaborationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialAs alterações das necessidades dos clientes e dos mercados empresariais conduziram as organizações a adotar novas estratégias, surgindo assim, novas formas de relacionamentos entre as organizações. A cultura organizacional espelha a identidade de uma organização e influencia as estratégias adotadas; o objetivo deste estudo foi o de explorar se existia uma relação entre a cultura organizacional e o tipo de relacionamentos externos que são criados, nomeadamente com concorrentes. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdos, uma vez que os dados recolhidos são qualitativos. A recolha de informação foi concretizada através de um questionário, a três organizações que pertencem a diferentes setores (indústria, distribuição e serviços). Posteriormente, e de modo a completar a análise, concretizou-se uma chamada telefónica com cada organização observada. Identificou-se em cada organização, a sua cultura dominante, o tipo de relacionamento dominante estabelecido com os concorrentes e as razões que conduziram à preferência pelo modo de relacionamento dominante. Através da amostra recolhida, foi possível observar, uma aparente associação entre a cultura e os relacionamentos que as organizações criam a nível externo, uma vez que os tipos de cultura Mercado e Hierarquia, parecem estar associados ao estabelecimento de relacionamentos de pura competição com os concorrentes. Bem como, os tipos de cultura Clã e Adhocracy parecem estar relacionados com o estabelecimento de relacionamentos de cooperação ou colaboração com os concorrentes.The changes in clients needs and business markets led organizations to adopt new strategies, thus emerging new ways of relationships between organizations. The organizational culture reflects the identity of an organization and influences the strategies adopted, the final purpose of this study was to identify whether there is a relationship between organizational culture and the type of external relationships that are especially established with competitors. The analysis technique utilized was the content analysis, due to the qualitative nature of the data collected. The information gathering was completed through a questionnaire, conducted to three organizations from different sectors (industrial, logistics and facilities). Subsequently, in order to complete the analysis, a phone call was made to each organization observed. It was identified in each organization, its dominant culture, the type of relationship established with competitors and the reasons that led to the preference for the type of dominant relationship. Through the collected sample, it was possible to observe an apparent association between culture and relationships that organizations establish externally. Since Market and Hierarchy types of culture appear to be associated with the establishment of relationships of pure competition with competitors. Such as the Clan and Adhocracy types of culture seem to be associated with the establishment of cooperation and collaboration relationships with competitors.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Ana Catarina Ferreira Carvalho2016-01-08T09:36:51Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10601porHenriques, Ana Catarina Ferreira Carvalho (2015). "O impacto da cultura organizacional no estabelecimento de relacionamentos cooperativos e coopetitivos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:02.301598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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