Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18832 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_f4d45b0c9047b50602a0a61e4f8960ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18832 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugalinterorganizacionaiscoopetiçãocooperaçãocompetiçãotensõesdesenvolvimento de relacionamentointerorganizational relationshipscoopetitioncooperationcompetitiontensionsrelationship developmentMestrado em MarketingNum mercado globalizado e cada vez mais competitivo as empresas enfrentam frequentemente novos desafios. As estratégias de coopetição são adotadas para fazer face a estes desafios, isto é, as empresas estabelecem relacionamentos empresariais que envolvem simultaneamente cooperação e competição. Não obstante, numa estratégia de coopetição surgem diversos tipos de tensões. A presente investigação tem como objetivo estudar o desenvolvimento do relacionamento de coopetição. Em particular, esta investigação pretende estudar as tensões existentes entre empresas envolvidas em relacionamentos coopetitivos e em que fases do desenvolvimento do relacionamento é que as mesmas ocorrem. Recorre-se ao método qualitativo, de caráter exploratório, com uma estratégia de estudo de caso. Os dois estudos de casos no setor de turismo - as Embarcações do Sado e os Tuk-Tuks de Lisboa - exploram dois serviços distintos, mas relacionados. Os casos são principalmente suportados por 10 entrevistas semiestruturadas em profundidade, presenciais ou via telefónica, aos sócios gerentes das empresas. A análise dos casos permite uma melhor compreensão desta temática, como o surgimento das tensões num relacionamento de coopetição e os tipos de tensões existentes em cada fase do desenvolvimento do relacionamento de coopetição. Em suma, a presente investigação permitiu concluir que num relacionamento de coopetição é possível criar valor, quando existem estratégias e objetivos comuns. Contudo, as empresas devem conciliar os objetivos mútuos com os objetivos privados. Diversas tensões surgem ao longo do relacionamento coopetitivo condicionando o seu desenvolvimento.In a globalized and increasingly competitive market, companies often face new challenges. Coopetition strategies are adopted to address these challenges, which means companies establish business relationships that involve both cooperation and competition. Nevertheless, there are several tension types that can arise from coopetition strategies. The present research aims to study the coopetition relationship´s development. Specifically, this research aims to study the existing tensions between companies involved in coopetitive relationships and the stages of relationship development in which they occur. This study uses the qualitative method of exploratory character and follows a case study strategy. The two case studies are in the touristic sector - the Sado Vessels and the Lisbon Tuk-Tuks - and explore two separate but related services. The cases are mainly supported by 10 in-depth semi-structured interviews, either in person and by telephone, conducted with the managing partners of the companies. The case analysis opens room to a better understanding of this theme, such as the emergence of tensions in a coopetition relationship and the existing tension types in each phase of the coopetition relationship`s development. In summary, the present investigation concludes that, in a coopetition relationship, creating value is possible where there are common strategies and goals. However, companies must synchronize their mutual goals with their private ones. Several tensions arise throughout the coopetitive relationship and condition its development.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaSilva, Daniela Filipa Bernardes da2019-11-25T13:39:04Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18832porSilva, Daniela Filipa Bernardes da (2019). "Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:49.468960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
title |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
spellingShingle |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal Silva, Daniela Filipa Bernardes da interorganizacionais coopetição cooperação competição tensões desenvolvimento de relacionamento interorganizational relationships coopetition cooperation competition tensions relationship development |
title_short |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
title_full |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
title_fullStr |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
title_full_unstemmed |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
title_sort |
Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal |
author |
Silva, Daniela Filipa Bernardes da |
author_facet |
Silva, Daniela Filipa Bernardes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Magalhães Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Filipa Bernardes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interorganizacionais coopetição cooperação competição tensões desenvolvimento de relacionamento interorganizational relationships coopetition cooperation competition tensions relationship development |
topic |
interorganizacionais coopetição cooperação competição tensões desenvolvimento de relacionamento interorganizational relationships coopetition cooperation competition tensions relationship development |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T13:39:04Z 2019-10 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18832 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Daniela Filipa Bernardes da (2019). "Relacionamentos de coopetição : tensões no setor de turismo em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130126925824 |