Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez Leonardo, Carlos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18550
Resumo: A presente dissertação estuda o efeito produzido pela inclusão de métodos de aprendizagem históricos na formação de alunos de licenciatura e mestrado da área da música antiga. Considerando a dificuldade para o músico atual de aceder ao universo dos conceitos quinhentistas, transmitidos por via da oralidade e da auralidade, a hipótese defendida é que alterando a metodologia de aprendizagem altera-se também o estado mental associado à execução musical, experiência que afetará de forma inefável a perceção e as tomadas de decisão do executante. Para a análise desta metodologia definiu-se um método de trinta semanas, testado num grupo de trabalho formado por alunos do Curso de Música Antiga da ESMAE, com exercícios baseados em modelos históricos que procuraram estimular o treino daqueles aspetos mais afastados da aprendizagem musical tradicional, como a solmização, a compreensão da linguagem modal e a improvisação de contraponto.
id RCAP_94dd4fa8032ca7aa771a921862d326e6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentistaAuralidadePolifoniaContrapontoInvestigação em acçãoRenascimentoAuralityPolyphonyCounterpointAction researchRenaissanceA presente dissertação estuda o efeito produzido pela inclusão de métodos de aprendizagem históricos na formação de alunos de licenciatura e mestrado da área da música antiga. Considerando a dificuldade para o músico atual de aceder ao universo dos conceitos quinhentistas, transmitidos por via da oralidade e da auralidade, a hipótese defendida é que alterando a metodologia de aprendizagem altera-se também o estado mental associado à execução musical, experiência que afetará de forma inefável a perceção e as tomadas de decisão do executante. Para a análise desta metodologia definiu-se um método de trinta semanas, testado num grupo de trabalho formado por alunos do Curso de Música Antiga da ESMAE, com exercícios baseados em modelos históricos que procuraram estimular o treino daqueles aspetos mais afastados da aprendizagem musical tradicional, como a solmização, a compreensão da linguagem modal e a improvisação de contraponto.This dissertation studies the effect produced by the inclusion of historical learning methods in the training of bachelor and master students in the area of early music. Whereas it is difficult for the current musician to access the universe of sixteenth-century concepts, transmitted through orality and aurality, the hypothesis proposed is that changing the learning methodology also changes the state of mind associated with musical performance, experience which will ineffably affect the performer’s perception and decision-making. For the analysis of this methodology, a thirty-week method was defined and tested in a working group formed by students of the ESMAE Early Music Course, with exercises based on historical models that sought to stimulate the training of those aspects more distant from traditional musical learning, such as solmization, the understanding of modal language and improvisation of counterpoint.Silva, Pedro Alexandre Sousa eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSánchez Leonardo, Carlos2021-09-24T18:30:10Z2021-07-302021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18550TID:202757692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:31.339399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
title Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
spellingShingle Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
Sánchez Leonardo, Carlos
Auralidade
Polifonia
Contraponto
Investigação em acção
Renascimento
Aurality
Polyphony
Counterpoint
Action research
Renaissance
title_short Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
title_full Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
title_fullStr Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
title_full_unstemmed Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
title_sort Contributos a uma metodologia aural para a aprendizagem de polifonia renascentista
author Sánchez Leonardo, Carlos
author_facet Sánchez Leonardo, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Pedro Alexandre Sousa e
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez Leonardo, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Auralidade
Polifonia
Contraponto
Investigação em acção
Renascimento
Aurality
Polyphony
Counterpoint
Action research
Renaissance
topic Auralidade
Polifonia
Contraponto
Investigação em acção
Renascimento
Aurality
Polyphony
Counterpoint
Action research
Renaissance
description A presente dissertação estuda o efeito produzido pela inclusão de métodos de aprendizagem históricos na formação de alunos de licenciatura e mestrado da área da música antiga. Considerando a dificuldade para o músico atual de aceder ao universo dos conceitos quinhentistas, transmitidos por via da oralidade e da auralidade, a hipótese defendida é que alterando a metodologia de aprendizagem altera-se também o estado mental associado à execução musical, experiência que afetará de forma inefável a perceção e as tomadas de decisão do executante. Para a análise desta metodologia definiu-se um método de trinta semanas, testado num grupo de trabalho formado por alunos do Curso de Música Antiga da ESMAE, com exercícios baseados em modelos históricos que procuraram estimular o treino daqueles aspetos mais afastados da aprendizagem musical tradicional, como a solmização, a compreensão da linguagem modal e a improvisação de contraponto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24T18:30:10Z
2021-07-30
2021-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18550
TID:202757692
url http://hdl.handle.net/10400.22/18550
identifier_str_mv TID:202757692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474177294336