Polifonia e Contraponto: análise do uso de procedimentos contrapontísticos durante o século XX para criação de novas obras musicais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26022021-223142/ |
Resumo: | Este trabalho pesquisou a polifonia e o contraponto na música do século XX. Partindo de textos e relatos de compositores sobre a polifonia e o contraponto, investiguei o novo uso de procedimentos contrapontísticos, assim como o surgimento de novas práticas polifônicas, observando concepções das ciências cognitivas (formuladas por Bregman e Tenney) para amparar a discussão das práticas polifônicas que emergiram a partir do paradigma da sonoridade. Dessa forma, foram analisados os trabalhos de Schoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen, Xenakis, Ligeti, Penderecki, Carter, Berio, Lutoslawski, Nono, Reich, Adams, Pärt, Sciarrino e Crumb. Constatei diferentes usos do contraponto que foram posteriormente aplicadas em novas composições de minha autoria, das quais quatro são discutidas no presente trabalho. |
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Polifonia e Contraponto: análise do uso de procedimentos contrapontísticos durante o século XX para criação de novas obras musicais-ComposiçãoCompositionContrapontoCounterpointEstética da Sonoridade e SonorismoMusic of the 20th CenturyMúsica do século XXPolifoniaPolyphonySonorismEste trabalho pesquisou a polifonia e o contraponto na música do século XX. Partindo de textos e relatos de compositores sobre a polifonia e o contraponto, investiguei o novo uso de procedimentos contrapontísticos, assim como o surgimento de novas práticas polifônicas, observando concepções das ciências cognitivas (formuladas por Bregman e Tenney) para amparar a discussão das práticas polifônicas que emergiram a partir do paradigma da sonoridade. Dessa forma, foram analisados os trabalhos de Schoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen, Xenakis, Ligeti, Penderecki, Carter, Berio, Lutoslawski, Nono, Reich, Adams, Pärt, Sciarrino e Crumb. Constatei diferentes usos do contraponto que foram posteriormente aplicadas em novas composições de minha autoria, das quais quatro são discutidas no presente trabalho.In this work I investigated polyphony and counterpoint in music of the 20th century. Basing the research on the composers\' texts and reports on polyphony and counterpoint, I investigated the new use of counterpoint procedures, as well as the emergence of new polyphonic practices. I was observing ideas of cognitive scientists (Bregman and Tenney) to support the discussion about polyphonic practices that emerged from the sound paradigm. Thus, the works of Schoenberg, Webern, Boulez, Stockhausen, Xenakis, Ligeti, Penderecki, Catter, Berio, Lutoslawski, Nono, Reich, Adams, Pärt, Sciarrino and Crumb were analyzed. I\'ve found diverse uses of the practice of counterpoint that then I applied in my new compositions, four of which are discussed in this work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello Filho, Silvio FerrazFrigatti, Eduardo Fabricio Luciuk2020-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26022021-223142/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-01T17:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-26022021-223142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-01T17:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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