Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28528 |
Resumo: | O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão. |
id |
RCAP_94e01a7ed355f73b08bab484a4b27974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIIIÓrgãoTécnica de pedaleiraIniciação ao estudo da pedaleiraTécnicas do século XVI – XVIIIPedagogia do órgãoMotivaçãoCaderno de exercíciosO presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão.The present research document was carried out within the scope of the Practice of Supervised Teaching course from the master’s degree in Music teaching and integrates three distinct parts. The first part conceives a theorical contextualization that broaches aspects of the origin and evolution of the organ and it’s pedal board, as well as the techniques that emerged up until the 18th century, considered essential to the introduction of the study of pedal board technique, culminating in the justification of the educational project – the creation of a book of exercises. The second part describes the process of construction and implementation of the elaborated book mentioned above, applied in the context of placement with a student from 1 grade at the Jobra Music Conservatory, since the central objective is the approach to grades in elementary schooling. Moreover, the project aims to ascertain the utility and functionality of the pedagogy and teaching of the organ, along with raising the student’s motivation for the practice and integral learning of the instrument. The third and last part is dedicated to Supervised Teaching Practice Report undertaken at the Jobra Music Conservatory during the 2018/19 school year which provides a general description of the educational panorama and organ course.2020-05-18T09:43:33Z2019-10-31T00:00:00Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28528porDuarte, Liliana Sophia Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:11Zoai:ria.ua.pt:10773/28528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:03.040853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
title |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
spellingShingle |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII Duarte, Liliana Sophia Correia Órgão Técnica de pedaleira Iniciação ao estudo da pedaleira Técnicas do século XVI – XVIII Pedagogia do órgão Motivação Caderno de exercícios |
title_short |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
title_full |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
title_fullStr |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
title_full_unstemmed |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
title_sort |
Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
author |
Duarte, Liliana Sophia Correia |
author_facet |
Duarte, Liliana Sophia Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Liliana Sophia Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Órgão Técnica de pedaleira Iniciação ao estudo da pedaleira Técnicas do século XVI – XVIII Pedagogia do órgão Motivação Caderno de exercícios |
topic |
Órgão Técnica de pedaleira Iniciação ao estudo da pedaleira Técnicas do século XVI – XVIII Pedagogia do órgão Motivação Caderno de exercícios |
description |
O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31T00:00:00Z 2019-10-31 2020-05-18T09:43:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28528 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137666211512320 |