O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8253
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_94e9bc8900d326b5687aa602034d58df
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunosNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoCompetências transversaisEnsino da informáticaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Em pleno século XXI, assistimos a uma sociedade que vai valorizando cada vez mais, competências satélites ao raciocínio verbal e matemático, o que se traduz na crescente preocupação em perceber como as tecnologias de informação e comunicação (TIC), enquanto recurso tecnológico, poderão potenciar o desenvolvimento das competências transversais adequadas às necessidades sociais e profissionais que se colocam aos seus cidadãos. Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo auscultar os professores de Informática sobre o papel das TIC no desenvolvimento de saberes que transcendem o simples domínio tecnológico, isto é, a capacidade de aprender a aprender e de lidar com a mudança. A metodologia utilizada seguiu uma linha de natureza quantitativa e descritiva, visando compreender a relação entre as práticas aplicadas nos domínios do ensino, utilizando ambientes com recurso às TIC, e as competências transversais desenvolvidas nos alunos, tendo por base a seguinte questão inicial: Como é que os professores de informática organizam as atividades de ensino e aprendizagem de forma a potenciar o desenvolvimento das competências dos alunos?. Na fase empírica, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados. Num primeiro momento, recorreu-se a entrevistas exploratórias a professores do grupo de informática. Concluído este levantamento inicial, procedeu-se à preparação e aplicação de um inquérito por questionário, junto de uma amostra constituída por 156 professores de informática, com o propósito de se explorarem algumas questões que emergiram da análise de conteúdo das entrevistas. Os resultados indicam que a maioria dos professores de informática reconhece a importância do papel das TIC no desenvolvimento das competências necessárias à adaptação a novas situações, nomeadamente, capacidade de trabalho autónomo, de comunicação e divulgação de ideias e de colaboração.In the mid 21st century, we live in a society that is increasingly valuing satellite skills to verbal and mathematical reasoning, which means a rising concern to understand how the technologies of information and communication (TIC) , as a technological resource, may enhance the development of transversal competences appropriate for social and professional needs faced by its citizens. In this context, the present study aims to auscultate of the Informatics teachers about the role of technologies of information and communication (TIC) in the development of knowledge that transcend the technological area, that is, the ability of learning to learn how to cope with change. The methodology followed a quantitative and descriptive approach, seeking to understand the relationship between the practices applied in the fields of teaching, using the technologies of information and communication in educational environments, and the transversal competences developed by the students, based on the following initial question: How do the Informatics teachers organize learning and teaching activities in order to enhance the development of the students’ skills? In the empirical phase, two instruments were used for data collection. At first, exploratory interviews to the Informatics teachers were made. After completing this initial survey, we proceeded to the preparation and implementation of a survey-based questionnaire, with a sample composed of 156 informatics teachers, with the purpose of exploring some questions that emerged from the content analysis of the interview. The results show that most informatics teachers recognize the importance of the role of technologies of information and communication (TIC) in the development of the necessary skills to the adaptation to new situations, namely, capacity for autonomous work, capacity for communication and dissemination of ideas and collaboration.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-2013-04-10T16:00:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:51.376201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
title O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
spellingShingle O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Competências transversais
Ensino da informática
Teses de mestrado - 2012
title_short O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
title_full O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
title_fullStr O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
title_full_unstemmed O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
title_sort O papel das TIC no desenvolvimento das competências transversais dos alunos
author Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
author_facet Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cancela, Joana Margarida Flórido Dias de Carvalho, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
Competências transversais
Ensino da informática
Teses de mestrado - 2012
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
Competências transversais
Ensino da informática
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-10T16:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8253
url http://hdl.handle.net/10451/8253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134221630963712