Educação parental em oncologia pediátrica: uma scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Juliana Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reisinho, Maria da Conceição, Carvalho, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47133
Resumo: Introdução: Ser pai ou mãe de uma criança à qual lhe foi diagnosticado um cancro acarreta um sem-número de expressões de emoções, sentimentos de revolta, culpabilidade. No entanto, com a evolução dos cuidados médicos e de enfermagem, há hipótese de os pais se tornarem cuidadores dos seus filhos, seja em parceria com os enfermeiros no internamento hospitalar, seja no próprio domicílio. A capacitação dos pais deverá ser orientada pelo paradigma da educação parental. Os cuidados por vezes são complexos, mas se os pais estiverem devidamente apoiados e capacitados poderão intervir com qualidade e melhoria da qualidade de vida familiar. Objetivos: Mapear e resumir a evidência científica assente na intervenção do enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica. Materiais e métodos: Elaboramos uma scoping review (ScR) assente em três questões de revisão: Quais os tópicos abordados pelo enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica? Em que momentos estes tópicos devem ser abordados? Quais as estratégias utilizadas pelo enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica? Resultados: Dos 1043 documentos encontrados, foram triados 48 artigos para integrar a revisão. Considerando as questões de revisão e a heterogeneidade dos resultados obtidos, definimos categorias de apresentação: recomendações e orientações transversais; tópicos a abordar; linha cronológica e estratégias de educação parental. Conclusões: A educação parental na criança com cancro é uma responsabilidade-core do enfermeiro de oncologia pediátrica. Os pais só estarão disponíveis e capazes para a aprendizagem após o ajuste emocional ao diagnóstico.
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