Marketing experiencial o valor de uma estratégia que proporcione emoções : Caso : PEPSI Refresh Sessions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Miguel Alvadia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sousa, Luís Nuno, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2177
Resumo: RESUMO A sociedade atual atravessa uma fase de profundas alterações transversais que levam a uma necessidade premente de reconfigurar a maneira como as Marcas comunicam os seus produtos e serviços. As compras são cada vez mais extensões do consumidor, na medida em que espelham diversas componentes de si próprio. Estilos de vida, estatuto social, poder de compra, até traços de personalidade. Emoções e sentimentos imiscuem-se com as características funcionais dos produtos e serviços, levando-nos a assistir à emergência de um novo consumidor, com novas necessidades e diferentes expectativas do que as Marcas deverão ser para ele e para o Mundo. O Marketing Experiencial constitui-se como uma possível resposta e enquanto estratégia da criação de valor e de diferenciação entre a concorrência. Perspetiva o consumidor de uma forma integrada e multidimensional com necessidades sensoriais e de entretenimento. Que procura algo que o deslumbre e promova o seu envolvimento com a Marca. O Marketing Experiencial procura reforçar esta ligação entre o consumidor e as Marcas e aumentar a sua longevidade através da definição de estratégias que proporcionem experiências positivas e pessoalmente significantes. Esta investigação pretende essencialmente verificar de que forma a experiência proporcionada pela Marca Pepsi se refletiu na opção pela marca. Neste sentido, foram recolhidos 104 questionários válidos de um conjunto heterogéneo de participantes no evento Pepsi Refresh Sessions. A análise de resultados permitiu concluir que a vivência de uma experiência de marca afeta positivamente a intenção de compra dos consumidores e a atitude e a imagem que estes têm acerca da marca. Percebeu-se ainda que existem diferentes tipos de perfis de consumidor experiencial, o que permite antever que diferentes tipos reagem de forma diferenciada aos estímulos proporcionados pela marca.
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