Impacto de um programa de educação sexual escolar : nas atitudes sexuais e nos conhecimentos sobre sexualidade em adolescentes de uma escola básica e secundária do Alto Minho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1651 |
Resumo: | A implementação de programas de educação sexual nas escolas portuguesas é agora obrigatória. O Ministério da Educação definiu as características que devem orientar esses mesmos programas. Assim, é objectivo deste estudo conceber, implementar e avaliar um Programa de Educação Sexual Escolar que respeite as indicações da legislação definida pelo Ministério da Educação, as orientações da literatura, e os interesses e as necessidades dos sujeitos aos quais se destina, e ainda avaliar o impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos Conhecimentos sobre Sexualidade em adolescentes. A nossa amostra é constituída por 99 sujeitos de cinco turmas, do 7º ano de escolaridade, de uma Escola Básica e Secundária do Alto Minho, e foi dividida em dois grupos, um experimental (n = 58) e um de controle (n = 41). Os resultados obtidos demonstram que os sujeitos percepcionaram com agrado, interesse e compreensão as actividades propostas pelo programa, os Encarregados de Educação são maioritariamente favoráveis aos conteúdos previstos na legislação, e às metodologias preconizadas pela literatura, e os professores cumpriram com entusiasmo as aulas deste programa. Os sujeitos apresentam, após a participação no nosso programa, alterações significativas nas suas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade, tendo-se verificado diferenças nessas alterações quando consideramos o sexo, o sucesso escolar e o estatuto económico dos mesmos. Em síntese, parece-nos que é possível e desejada a implementação de um Programa de Educação Sexual Escolar nos moldes em que está definido pela legislação, e que se pode esperar um impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade. |
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Impacto de um programa de educação sexual escolar : nas atitudes sexuais e nos conhecimentos sobre sexualidade em adolescentes de uma escola básica e secundária do Alto MinhoEducação sexualAtitudes sexuaisConhecimento sobre sexualidadeGéneroContexto escolarSex educationSexual attitudesKnowledge about sexualityGenderSchool ContextA implementação de programas de educação sexual nas escolas portuguesas é agora obrigatória. O Ministério da Educação definiu as características que devem orientar esses mesmos programas. Assim, é objectivo deste estudo conceber, implementar e avaliar um Programa de Educação Sexual Escolar que respeite as indicações da legislação definida pelo Ministério da Educação, as orientações da literatura, e os interesses e as necessidades dos sujeitos aos quais se destina, e ainda avaliar o impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos Conhecimentos sobre Sexualidade em adolescentes. A nossa amostra é constituída por 99 sujeitos de cinco turmas, do 7º ano de escolaridade, de uma Escola Básica e Secundária do Alto Minho, e foi dividida em dois grupos, um experimental (n = 58) e um de controle (n = 41). Os resultados obtidos demonstram que os sujeitos percepcionaram com agrado, interesse e compreensão as actividades propostas pelo programa, os Encarregados de Educação são maioritariamente favoráveis aos conteúdos previstos na legislação, e às metodologias preconizadas pela literatura, e os professores cumpriram com entusiasmo as aulas deste programa. Os sujeitos apresentam, após a participação no nosso programa, alterações significativas nas suas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade, tendo-se verificado diferenças nessas alterações quando consideramos o sexo, o sucesso escolar e o estatuto económico dos mesmos. Em síntese, parece-nos que é possível e desejada a implementação de um Programa de Educação Sexual Escolar nos moldes em que está definido pela legislação, e que se pode esperar um impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade.The implementation of programs for sexual education in portuguese schools is now compulsory. The Ministry of Education defined the characteristics that should guide such programs. Thus, the objective of this study is design, implement and evaluate a School Sex Education Program that respects the indications of the legislation set by the Ministry of Education, the guidelines of the literature, and the interests and needs of individuals, and also assess the impact on Sexual Attitudes and Knowledge about Sexuality among adolescents from a school in northern Portugal. Our sample comprises 99 subjects of the 7 th grade, from a school in northern Portugal, and was divided into two groups, one experimental (n = 58) and a control (n = 41). The results show that the subjects noticed with pleasure, interest and understanding the activities proposed by the program, the parents are mostly favorable to content provided by legislation, and the methodologies recommended by the literature, and teachers met with enthusiasm the lessons of this program. The subjects have, after participating in our program, significant changes in their Sexual Attitudes and their Knowledge about Sexuality, and there have been differences in those changes when considering gender, educational attainment and economic status. In conclusion, it seems that it is possible and desirable to implement a School Sex Education Program in accordance with legislation, and we can expect an impact on the Sexual Attitudes and Knowledge about Sexuality.2016-10-14T14:25:00Z2011-09-09T00:00:00Z2011-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1651porRibeiro, Jorge Manuel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:13:22Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:13:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A implementação de programas de educação sexual nas escolas portuguesas é agora obrigatória. O Ministério da Educação definiu as características que devem orientar esses mesmos programas. Assim, é objectivo deste estudo conceber, implementar e avaliar um Programa de Educação Sexual Escolar que respeite as indicações da legislação definida pelo Ministério da Educação, as orientações da literatura, e os interesses e as necessidades dos sujeitos aos quais se destina, e ainda avaliar o impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos Conhecimentos sobre Sexualidade em adolescentes. A nossa amostra é constituída por 99 sujeitos de cinco turmas, do 7º ano de escolaridade, de uma Escola Básica e Secundária do Alto Minho, e foi dividida em dois grupos, um experimental (n = 58) e um de controle (n = 41). Os resultados obtidos demonstram que os sujeitos percepcionaram com agrado, interesse e compreensão as actividades propostas pelo programa, os Encarregados de Educação são maioritariamente favoráveis aos conteúdos previstos na legislação, e às metodologias preconizadas pela literatura, e os professores cumpriram com entusiasmo as aulas deste programa. Os sujeitos apresentam, após a participação no nosso programa, alterações significativas nas suas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade, tendo-se verificado diferenças nessas alterações quando consideramos o sexo, o sucesso escolar e o estatuto económico dos mesmos. Em síntese, parece-nos que é possível e desejada a implementação de um Programa de Educação Sexual Escolar nos moldes em que está definido pela legislação, e que se pode esperar um impacto do mesmo nas Atitudes Sexuais e nos seus Conhecimentos sobre Sexualidade. |
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