O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32352 |
Resumo: | A partir de vários estudos que temos vindo a desenvolver a documentos político-legais publicados pelo Ministério de Educação e a instrumentos de gestão educacional produzidos por vários agentes educativos, constatamos a força do poder do discurso e a sua influência na construção das políticas educativas. Destacamos o abandono gradual, em ambos os casos, da gramática democrática em detrimento de uma gramática gerencialista. Este trabalho procura de uma forma globalizante fazer uma leitura dos processos da construção dos discursos no âmbito das políticas educativas, tendo em conta o referencial teórico marcado, especialmente, pelas ideias de Michel Foucault e Stephen Ball. |
id |
RCAP_9507ba4735e0bfe9a3e067e23457f158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/32352 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionárioDiscursoRegulaçãoPoderA partir de vários estudos que temos vindo a desenvolver a documentos político-legais publicados pelo Ministério de Educação e a instrumentos de gestão educacional produzidos por vários agentes educativos, constatamos a força do poder do discurso e a sua influência na construção das políticas educativas. Destacamos o abandono gradual, em ambos os casos, da gramática democrática em detrimento de uma gramática gerencialista. Este trabalho procura de uma forma globalizante fazer uma leitura dos processos da construção dos discursos no âmbito das políticas educativas, tendo em conta o referencial teórico marcado, especialmente, pelas ideias de Michel Foucault e Stephen Ball.From various studies we have developed to political-legal documents published by the Ministry of Education and educational management instruments produced by various educational agents, we find the power of discourse and its influence on the construction of educational policies. We emphasize the gradual abandonment, in both cases, of democratic grammar to the detriment of managerial grammar. This work seeks, in a globalized way, the reading of the discourse construction processes in the context of educational policies, taking into consideration the theoretical framework marked mainly by the ideas of Michel Foucault and Stephen Ball.Desde varios estudios que hemos estado desarrollando hasta documentos político-legales publicado por el Ministerio de Educación y hasta instrumentos de gestión educativa producidos por varios agentes educativos, encontramos el poder del discurso y su influencia en la construcción de políticas educativas. Destacamos el abandono gradual, en ambos casos, de la gramática democrática en detrimento de una gramática gerencial. Este trabajo busca una manera globalizadora de leer los procesos de construcción de discursos en el contexto de las políticas educativas, teniendo en cuenta el marco teórico marcado especialmente por las ideas de Michel Foucault y Stephen Ball.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-10-12T10:39:43Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32352por1809-574710.20500/rce.v14i31.29457Fonseca, Dora Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:50Zoai:ria.ua.pt:10773/32352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:49.391815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
title |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
spellingShingle |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário Fonseca, Dora Ramos Discurso Regulação Poder |
title_short |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
title_full |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
title_fullStr |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
title_full_unstemmed |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
title_sort |
O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário |
author |
Fonseca, Dora Ramos |
author_facet |
Fonseca, Dora Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Dora Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Regulação Poder |
topic |
Discurso Regulação Poder |
description |
A partir de vários estudos que temos vindo a desenvolver a documentos político-legais publicados pelo Ministério de Educação e a instrumentos de gestão educacional produzidos por vários agentes educativos, constatamos a força do poder do discurso e a sua influência na construção das políticas educativas. Destacamos o abandono gradual, em ambos os casos, da gramática democrática em detrimento de uma gramática gerencialista. Este trabalho procura de uma forma globalizante fazer uma leitura dos processos da construção dos discursos no âmbito das políticas educativas, tendo em conta o referencial teórico marcado, especialmente, pelas ideias de Michel Foucault e Stephen Ball. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2021-10-12T10:39:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/32352 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/32352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-5747 10.20500/rce.v14i31.29457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137693452468224 |