O poder de regulação do discurso político-normativo: do discurso democrático ao discurso gestionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Dora Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32352
Resumo: A partir de vários estudos que temos vindo a desenvolver a documentos político-legais publicados pelo Ministério de Educação e a instrumentos de gestão educacional produzidos por vários agentes educativos, constatamos a força do poder do discurso e a sua influência na construção das políticas educativas. Destacamos o abandono gradual, em ambos os casos, da gramática democrática em detrimento de uma gramática gerencialista. Este trabalho procura de uma forma globalizante fazer uma leitura dos processos da construção dos discursos no âmbito das políticas educativas, tendo em conta o referencial teórico marcado, especialmente, pelas ideias de Michel Foucault e Stephen Ball.
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