Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schwartz, Gisele Maria, Rodrigues, Nara Heloisa, Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6608
Resumo: Este estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido  por  meio  de  questionário  aberto,  aplicado  a  uma  amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos  técnicos.  O  seu  desenvolvimento  é  permeado  por  aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico. PALAVRAS-CHAVE Dança; Criatividade; Formação profissional; Educação   ABSTRACT This qualitative study aimed to investigate how the creative expression is included in the teaching and learning process of dance in technical courses from the viewpoint of dancers and teachers. This exploratory research was conducted by open questionnaire applied to an intentional sample composed by 10 teachers and 10 dancers enrolled in the technical courses of dance of Pirassununga-SP-Brazil. Data were descriptively analyzed, using the Content Analysis Technique.  Results  indicate  that  although  creative  expression  is perceived as an effective way for making art and is emphasized for the didactic-pedagogic work, its inclusion is minimized in the educational context of  dance,  contrary  to  what  happens  with  the  technical  aspects.  Its development involves subjective aspects during the classes and it appears sparsely.  Other studies are necessary in order to resize and revitalize this topic in the academic context. KEYWORDS Dance; Creativity; Vocational training; Education
id RCAP_951d64869a979d90821f55cd20b02817
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinosArtigosEste estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido  por  meio  de  questionário  aberto,  aplicado  a  uma  amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos  técnicos.  O  seu  desenvolvimento  é  permeado  por  aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico. PALAVRAS-CHAVE Dança; Criatividade; Formação profissional; Educação   ABSTRACT This qualitative study aimed to investigate how the creative expression is included in the teaching and learning process of dance in technical courses from the viewpoint of dancers and teachers. This exploratory research was conducted by open questionnaire applied to an intentional sample composed by 10 teachers and 10 dancers enrolled in the technical courses of dance of Pirassununga-SP-Brazil. Data were descriptively analyzed, using the Content Analysis Technique.  Results  indicate  that  although  creative  expression  is perceived as an effective way for making art and is emphasized for the didactic-pedagogic work, its inclusion is minimized in the educational context of  dance,  contrary  to  what  happens  with  the  technical  aspects.  Its development involves subjective aspects during the classes and it appears sparsely.  Other studies are necessary in order to resize and revitalize this topic in the academic context. KEYWORDS Dance; Creativity; Vocational training; EducationInstituto de Educação - Universidade do Minho2016-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.6608por2183-04520871-9187Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da CostaSchwartz, Gisele MariaRodrigues, Nara HeloisaTeodoro, Ana Paula Evaristo Guizardeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/6608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:31.300391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
title Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
spellingShingle Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa
Artigos
title_short Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
title_full Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
title_fullStr Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
title_full_unstemmed Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
title_sort Educação e formação em dança: A inserção da expressão criativa nos cursos técnicos de dança na perspectiva de professores e bailarinos
author Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa
author_facet Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa
Schwartz, Gisele Maria
Rodrigues, Nara Heloisa
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde
author_role author
author2 Schwartz, Gisele Maria
Rodrigues, Nara Heloisa
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa
Schwartz, Gisele Maria
Rodrigues, Nara Heloisa
Teodoro, Ana Paula Evaristo Guizarde
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este estudo qualitativo investigou como a expressão criativa é inserida no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos de formação em dança, na visão de bailarinos e professores. Este estudo exploratório foi desenvolvido  por  meio  de  questionário  aberto,  aplicado  a  uma  amostra intencional composta por 10 professores e 10 bailarinas de cursos técnicos de formação em dança de Pirassununga-SP-Brasil. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, conquanto a expressão criativa seja amplamente percebida como relevante na apropriação das individualidades para o fazer artístico e seja enfatizada no trabalho didático-pedagógico, sua inserção é minimizada no contexto educativo da dança, em contraposição à valorização dada aos aspectos  técnicos.  O  seu  desenvolvimento  é  permeado  por  aspectos subjetivos no decorrer das aulas e se apresenta de forma esparsa. Outros estudos são necessários para redimensionar e revitalizar esta temática em âmbito acadêmico. PALAVRAS-CHAVE Dança; Criatividade; Formação profissional; Educação   ABSTRACT This qualitative study aimed to investigate how the creative expression is included in the teaching and learning process of dance in technical courses from the viewpoint of dancers and teachers. This exploratory research was conducted by open questionnaire applied to an intentional sample composed by 10 teachers and 10 dancers enrolled in the technical courses of dance of Pirassununga-SP-Brazil. Data were descriptively analyzed, using the Content Analysis Technique.  Results  indicate  that  although  creative  expression  is perceived as an effective way for making art and is emphasized for the didactic-pedagogic work, its inclusion is minimized in the educational context of  dance,  contrary  to  what  happens  with  the  technical  aspects.  Its development involves subjective aspects during the classes and it appears sparsely.  Other studies are necessary in order to resize and revitalize this topic in the academic context. KEYWORDS Dance; Creativity; Vocational training; Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.6608
url https://doi.org/10.21814/rpe.6608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220695912448