A expressão da criatividade na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96099
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar como a expressão criativa está sendo inserida no contexto dos processos de ensino e aprendizagem da dança, para além das técnicas específicas, na visão de professores-coreógrafos e participantes de academias de dança, no âmbito do lazer. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas complementares, sendo a primeira relativa a uma pesquisa bibliográfica e a segunda, uma pesquisa exploratória, para a qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário misto, contendo perguntas abertas e fechadas. O instrumento foi aplicado a uma amostra intencional de 20 sujeitos, composta por professores-coreógrafos e bailarinos, maiores de 18 anos, com experiência de mais de um ano na prática de dança. Os dados foram analisados de maneira descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo Temático e os resultados evidenciam que a criatividade é uma capacidade que tem suas características e qualidades amplamente reconhecidas como essenciais ao processo de ensino-aprendizagem na dança pelos sujeitos da pesquisa. Para esses, estas expressões criativas apresentam extensos conceitos e significados, permitem aos sujeitos descobrirem diferentes formas de expressar seus sentimentos e emoções, sendo as características individuais e a personalidade, apontadas como agentes de grande influência. Embora acarretem, para alguns indivíduos, circunstâncias muitas vezes constrangedoras, com o tempo e ações pedagógicas adequadas, acontecem com maior naturalidade e se tornam uma fonte inesgotável de descobertas e conhecimentos, contribuindo, assim, com diversos contextos condizentes com os aspectos subjetivos, bem como, com a percepção de uma maneira mais prazerosa de se compreender os sentidos de dançar. Entretanto, os dados referentes à dimensão curricular para a formação nestes cursos...
id UNSP_579e217801ff64d4559d441f87a86617
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96099
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A expressão da criatividade na dançaDançaExpressãoEmoçõesExpressividadeTeoria-práticaDanceExpressivityEmotionsTheory-PracticeEste estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar como a expressão criativa está sendo inserida no contexto dos processos de ensino e aprendizagem da dança, para além das técnicas específicas, na visão de professores-coreógrafos e participantes de academias de dança, no âmbito do lazer. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas complementares, sendo a primeira relativa a uma pesquisa bibliográfica e a segunda, uma pesquisa exploratória, para a qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário misto, contendo perguntas abertas e fechadas. O instrumento foi aplicado a uma amostra intencional de 20 sujeitos, composta por professores-coreógrafos e bailarinos, maiores de 18 anos, com experiência de mais de um ano na prática de dança. Os dados foram analisados de maneira descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo Temático e os resultados evidenciam que a criatividade é uma capacidade que tem suas características e qualidades amplamente reconhecidas como essenciais ao processo de ensino-aprendizagem na dança pelos sujeitos da pesquisa. Para esses, estas expressões criativas apresentam extensos conceitos e significados, permitem aos sujeitos descobrirem diferentes formas de expressar seus sentimentos e emoções, sendo as características individuais e a personalidade, apontadas como agentes de grande influência. Embora acarretem, para alguns indivíduos, circunstâncias muitas vezes constrangedoras, com o tempo e ações pedagógicas adequadas, acontecem com maior naturalidade e se tornam uma fonte inesgotável de descobertas e conhecimentos, contribuindo, assim, com diversos contextos condizentes com os aspectos subjetivos, bem como, com a percepção de uma maneira mais prazerosa de se compreender os sentidos de dançar. Entretanto, os dados referentes à dimensão curricular para a formação nestes cursos...This study, of qualitative nature, aimed at investigating how the creative expression has been placed within the context of teaching and learning of dance beyond the specific techniques vision teachers, choreographers and dance academies participants in leisure scope. Thus, the study was divided into two complementary stages, the first relating to a literature review and the second is an exploratory research for which it was used for data collection a mixed questionnaire containing open and closed questions. The instrument was administered to a purposive sample of 20 subjects composed of teachers, choreographers and dancers, over 18 years, with experience of more than a year in the practice of dance. Data were descriptively analyzed, using the Thematic Content Analysis technique and the results show that creativity is a skill that has its own characteristics and qualities widely recognized as essential to the process of teaching and learning in dance for the subjects of this research. For them, these creative expressions have extensive concepts and meanings, and enable individuals to discover different ways of expressing their feelings and emotions, and individual characteristics and personality was identified as agents of great influence. While entailing some individuals embarrassing circumstances with time and appropriate pedagogical actions, this happens more naturally and become an inexhaustible source of discoveries and knowledge, thus contributing to several contents consistent with the subjective aspects as well as the perception of a more pleasant way to understand the meanings of dance. However, data concerning the scale curriculum for training in these technical courses in dance, revealed priority in acquiring knowledge depicting the characteristics and technical qualities as well as developing the skills and physical abilities and motor functions. The creativity was associated... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]2014-06-11T19:28:01Z2014-06-11T19:28:01Z2010-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis182 f. : il., tabs.application/pdfTREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa. A expressão da criatividade na dança. 2010. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96099000630196trevisan_prtc_me_rcla.pdf33004137062P09893065420927189Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T06:08:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96099Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:37:01.342362Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A expressão da criatividade na dança
title A expressão da criatividade na dança
spellingShingle A expressão da criatividade na dança
Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]
Dança
Expressão
Emoções
Expressividade
Teoria-prática
Dance
Expressivity
Emotions
Theory-Practice
title_short A expressão da criatividade na dança
title_full A expressão da criatividade na dança
title_fullStr A expressão da criatividade na dança
title_full_unstemmed A expressão da criatividade na dança
title_sort A expressão da criatividade na dança
author Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]
author_facet Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schwartz, Gisele Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Priscila Raquel Tedesco da Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Expressão
Emoções
Expressividade
Teoria-prática
Dance
Expressivity
Emotions
Theory-Practice
topic Dança
Expressão
Emoções
Expressividade
Teoria-prática
Dance
Expressivity
Emotions
Theory-Practice
description Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar como a expressão criativa está sendo inserida no contexto dos processos de ensino e aprendizagem da dança, para além das técnicas específicas, na visão de professores-coreógrafos e participantes de academias de dança, no âmbito do lazer. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas complementares, sendo a primeira relativa a uma pesquisa bibliográfica e a segunda, uma pesquisa exploratória, para a qual foi utilizado como instrumento para coleta de dados um questionário misto, contendo perguntas abertas e fechadas. O instrumento foi aplicado a uma amostra intencional de 20 sujeitos, composta por professores-coreógrafos e bailarinos, maiores de 18 anos, com experiência de mais de um ano na prática de dança. Os dados foram analisados de maneira descritiva, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo Temático e os resultados evidenciam que a criatividade é uma capacidade que tem suas características e qualidades amplamente reconhecidas como essenciais ao processo de ensino-aprendizagem na dança pelos sujeitos da pesquisa. Para esses, estas expressões criativas apresentam extensos conceitos e significados, permitem aos sujeitos descobrirem diferentes formas de expressar seus sentimentos e emoções, sendo as características individuais e a personalidade, apontadas como agentes de grande influência. Embora acarretem, para alguns indivíduos, circunstâncias muitas vezes constrangedoras, com o tempo e ações pedagógicas adequadas, acontecem com maior naturalidade e se tornam uma fonte inesgotável de descobertas e conhecimentos, contribuindo, assim, com diversos contextos condizentes com os aspectos subjetivos, bem como, com a percepção de uma maneira mais prazerosa de se compreender os sentidos de dançar. Entretanto, os dados referentes à dimensão curricular para a formação nestes cursos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
2014-06-11T19:28:01Z
2014-06-11T19:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa. A expressão da criatividade na dança. 2010. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96099
000630196
trevisan_prtc_me_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
identifier_str_mv TREVISAN, Priscila Raquel Tedesco da Costa. A expressão da criatividade na dança. 2010. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000630196
trevisan_prtc_me_rcla.pdf
33004137062P0
9893065420927189
url http://hdl.handle.net/11449/96099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128835171909632