Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5156
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_952a27dd49d32e0e21f21ee448d17e19
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plásticaPós-modernidade - IdentidadeEducação artísticaExpressão plásticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011Os Anexos encontram-se no CD-ROM apenso à Tese em Papel.O ponto de partida deste trabalho foi o desenvolvimento de um projecto de índole artística com alunos do 8º ano do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Oficina de Expressão Plástica. O projecto decorreu em vinte e uma sessões semanais de noventa minutos, dezanove em sala de aula e duas sessões de visitas guiadas num museu e numa oficina de cerâmica em horário extra-escolar. Teve como objectivo a criação de maquetas para esculturas a implantar no exterior da escola. Os alunos envolvidos no projecto foram adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, considerados pelos professores como “alunos desmotivados” e com “baixa auto-estima”. No sentido de criar uma maior envolvência, autonomia e vontade de saber dos alunos, foi implementada uma estratégia didáctica centrada na exploração da Identidade e da Alteridade. A propósito do trabalho desenvolvido, procurou-se verificar de que forma é que explorar a Identidade como estratégia de ensino em Expressão Plástica pode promover o reconhecimento da importância do Outro na construção de aprendizagens e o envolvimento dos adolescentes na procura do conhecimento, potenciando o sucesso escolar.The starting point of this work was the development of a art project for 8th grade students within the discipline of Plastic Expression. The project was held during twenty-one weekly sessions of ninety minutes, nineteen classroom sessions and two museum visits and a pottery workshop outside school hours. The aim was to create models for sculptures for the school outdoors. The students involved in the project were adolescents from 12 to 16, perceived by teachers as "unmotivated students" and with "low self-esteem." In order to create greater students’ engagement, autonomy and pursuit of knowledge, a didactic strategy focused on exploration of Identity and the sense of other was implemented. The present work also intended to determine how the exploration of identity as a teaching strategy in Artistic Expression promotes the recognition of the importance of the Other in the construction of learning and engagement of adolescents in the pursuit of knowledge, fostering academic success.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Fróis, Virgínia, 1954-Repositório da Universidade de LisboaMoreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres2012-02-02T18:11:40Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.128765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
title Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
spellingShingle Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
Moreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres
Pós-modernidade - Identidade
Educação artística
Expressão plástica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
title_full Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
title_fullStr Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
title_full_unstemmed Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
title_sort Uma escola chamada eu : a exploração da identidade através da expressão plástica
author Moreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres
author_facet Moreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Fróis, Virgínia, 1954-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sílvia Andreia Nascimento Prazeres
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade - Identidade
Educação artística
Expressão plástica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Pós-modernidade - Identidade
Educação artística
Expressão plástica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T18:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5156
url http://hdl.handle.net/10451/5156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193854185472