Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14580 |
Resumo: | O presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development. |
id |
RCAP_95305370eae564bbb98e36b6290f565b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de MonsarazReflexãoAnáliseDimensõesProcesso de ensino-aprendizagemEstratégiasMetodologiasReflexionAnalysisDimensionsTeaching learning processStrategiesMethodologiesO presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development.Universidade de Évora2015-05-29T11:58:03Z2015-05-292010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14580http://hdl.handle.net/10174/14580porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Catronga, Maria Felicidade Delgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.167957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz Catronga, Maria Felicidade Delgado Reflexão Análise Dimensões Processo de ensino-aprendizagem Estratégias Metodologias Reflexion Analysis Dimensions Teaching learning process Strategies Methodologies |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz |
author |
Catronga, Maria Felicidade Delgado |
author_facet |
Catronga, Maria Felicidade Delgado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catronga, Maria Felicidade Delgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão Análise Dimensões Processo de ensino-aprendizagem Estratégias Metodologias Reflexion Analysis Dimensions Teaching learning process Strategies Methodologies |
topic |
Reflexão Análise Dimensões Processo de ensino-aprendizagem Estratégias Metodologias Reflexion Analysis Dimensions Teaching learning process Strategies Methodologies |
description |
O presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2015-05-29T11:58:03Z 2015-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14580 http://hdl.handle.net/10174/14580 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136558856536064 |