Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catronga, Maria Felicidade Delgado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14580
Resumo: O presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development.
id RCAP_95305370eae564bbb98e36b6290f565b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de MonsarazReflexãoAnáliseDimensõesProcesso de ensino-aprendizagemEstratégiasMetodologiasReflexionAnalysisDimensionsTeaching learning processStrategiesMethodologiesO presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development.Universidade de Évora2015-05-29T11:58:03Z2015-05-292010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14580http://hdl.handle.net/10174/14580porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Catronga, Maria Felicidade Delgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.167957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
title Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
Catronga, Maria Felicidade Delgado
Reflexão
Análise
Dimensões
Processo de ensino-aprendizagem
Estratégias
Metodologias
Reflexion
Analysis
Dimensions
Teaching learning process
Strategies
Methodologies
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz
author Catronga, Maria Felicidade Delgado
author_facet Catronga, Maria Felicidade Delgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catronga, Maria Felicidade Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Análise
Dimensões
Processo de ensino-aprendizagem
Estratégias
Metodologias
Reflexion
Analysis
Dimensions
Teaching learning process
Strategies
Methodologies
topic Reflexão
Análise
Dimensões
Processo de ensino-aprendizagem
Estratégias
Metodologias
Reflexion
Analysis
Dimensions
Teaching learning process
Strategies
Methodologies
description O presente Relatório, designado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada no ano lectivo de 2009/2010 na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz, foi construído a partir de diversas reflexões acerca da Prática Lectiva levada a cabo na Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz no ano lectivo de 2009/2010. Neste sentido, procuramos apresentar aqui reflexões e apontamentos teórico-práticos metodológicos utilizados no ensino-aprendizagem do espanhol, no decorrer do ano. São, aqui, exploradas as quatro grandes dimensões de intervenção profissional presentes no Decreto-Lei nº 241/2001, de 30 de Agosto acerca do “Perfil Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e dos professores dos Ensinos Básico e Secundário”, a saber, a Dimensão profissional, social e ética; a Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; a Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade e a Dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida. O objectivo último é o de dar a conhecer toda a preparação efectuada pelo professor para o desempenho da sua profissão, bem como, estratégias e métodos de ensino utilizadas no processo complexo que é o do ensino-aprendizagem, planificação e execução de aulas, avaliação dos alunos, bem como a própria análise da prática de ensino e desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The actual report, designated Report of Supervised Teaching Practice in year of 2009/2010 at Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz, was written having as support several reflections about practice teaching which has been carried out in Elementary School Integrated of Reguengos de Monsaraz during the school year of 2009/2010. Therefore, we try to present here theoretical and practical methodological reflexions and notes used in the teaching-learning of Spanish Language, during the referring year. Here the four great dimensions of professional intervention are explored which are presented in Decreto-Lei nº 241/2001, 30th August, about the “General Profile of Professional Performance of Kindergarten Teacher and Preparatory and Secondary Teachers”. These four dimensions are: Professional, Social and Ethic Dimension; the Dimension of teaching and learning development; the Dimension of school participation and relationship with the community and the Dimension of professional development throughout life. The last goal is to give knowledge of all the preparation work, made by the teacher, to the performance of his/her profession, as well as, the strategies and methods of teaching used in the complex process of teaching/learning and planning classes, student’s evaluation, and also the practical analysis of professional and teaching development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T11:58:03Z
2015-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14580
http://hdl.handle.net/10174/14580
url http://hdl.handle.net/10174/14580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558856536064