O que é preciso para poder aprender a ler
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2894 |
Resumo: | Entendendo-se a leitura como um acto cognitivo, considera-se fundamental para a sua aprendizagem que se construam, numa fase inicial, representações adequadas sobre as funções e características desta etapa. Para tal, é necessário que as crianças descubram propriedades da linguagem que são represen&,das na escrita e quais as regras que permitem a passagem das unidades de linguagem oral aos signos escritos. Levar a esta tomada de consciência parece ser um dos trabalhos mais importantes a desenvolver no primeiro ano de escolaridade, trabalho esse que deve ser prévio ao da iniciação hs técnicas de decifração. |
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O que é preciso para poder aprender a lerEntendendo-se a leitura como um acto cognitivo, considera-se fundamental para a sua aprendizagem que se construam, numa fase inicial, representações adequadas sobre as funções e características desta etapa. Para tal, é necessário que as crianças descubram propriedades da linguagem que são represen&,das na escrita e quais as regras que permitem a passagem das unidades de linguagem oral aos signos escritos. Levar a esta tomada de consciência parece ser um dos trabalhos mais importantes a desenvolver no primeiro ano de escolaridade, trabalho esse que deve ser prévio ao da iniciação hs técnicas de decifração.ABSTRACT: Learner’s development of reading, considered as a skill, requires in a first stage, the understanding of its purposes and intentions. This task also requires the understanding of the ways in which speech is coded in the writing system and which are the rules for relating speech units to print units. the first year of p-asr school, before initiahg children to the decoding process. Teachers should promote the awareness of the purposes of literary and of how our writing system represents language.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMartins, Margarida Alves2014-06-09T17:49:04Z1991-01-01T00:00:00Z1991-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2894porAnálise Psicológica, 9, 1-190870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:50.406288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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