Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudia Heloisa Schmeiske
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_05a0969918921960790b5f1b48f2788f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1101
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprenderCompreensão na leituraProva BrasilAvaliação de leituraProtocolo verbalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Este estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisSilva, Claudia Heloisa Schmeiske2009-01-15T13:18:24Z2009-01-15T13:18:24Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:29:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/1101Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:29:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
title Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
spellingShingle Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
Silva, Claudia Heloisa Schmeiske
Compreensão na leitura
Prova Brasil
Avaliação de leitura
Protocolo verbal
title_short Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
title_full Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
title_fullStr Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
title_full_unstemmed Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
title_sort Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
author Silva, Claudia Heloisa Schmeiske
author_facet Silva, Claudia Heloisa Schmeiske
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudia Heloisa Schmeiske
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão na leitura
Prova Brasil
Avaliação de leitura
Protocolo verbal
topic Compreensão na leitura
Prova Brasil
Avaliação de leitura
Protocolo verbal
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2009-01-15T13:18:24Z
2009-01-15T13:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101
identifier_str_mv SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508280661147648