Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
id |
UNB_05a0969918921960790b5f1b48f2788f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/1101 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprenderCompreensão na leituraProva BrasilAvaliação de leituraProtocolo verbalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Este estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisSilva, Claudia Heloisa Schmeiske2009-01-15T13:18:24Z2009-01-15T13:18:24Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:29:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/1101Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:29:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
title |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
spellingShingle |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender Silva, Claudia Heloisa Schmeiske Compreensão na leitura Prova Brasil Avaliação de leitura Protocolo verbal |
title_short |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
title_full |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
title_fullStr |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
title_full_unstemmed |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
title_sort |
Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
author |
Silva, Claudia Heloisa Schmeiske |
author_facet |
Silva, Claudia Heloisa Schmeiske |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudia Heloisa Schmeiske |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Prova Brasil Avaliação de leitura Protocolo verbal |
topic |
Compreensão na leitura Prova Brasil Avaliação de leitura Protocolo verbal |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008 2009-01-15T13:18:24Z 2009-01-15T13:18:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101 |
identifier_str_mv |
SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508280661147648 |